Parque Nacional La Campana

Está no sul do Valle del Aconcagua, em Valparaíso. Tem uma superfície de 8 mil hectares. Foi criado em 1967 e declarado Reserva da Biosfera em 1985. Tem três setores: Granizo, Cajón Grande e Palmas de Ocoa.

Para aceder ao parque tem várias opções, dependendo do lugar no qual quer entrar. A Granizo, por exemplo, pode-se chegar pela Rota 62, Lo Orozco, Troncal Sur, Rota 5 Norte ou ladeira La Dormida. Caminhando é possível facê-lo de ônibus até o Paradero 45 e depois caminhando o quilômetro que falta até a entrada.

Ao setor de Cajón Grande, acede pela bifurcação no Paradero 40 de Avenida Granizo, para a direita por 3 quilômetros. As vias de acesso para Granizo são as mesmas que para Cajón Grande.

A Palmas de Ocoa, finalmente, acede pela rota 5 Norte, no quilômetros 98, para depois pegar a rota F304 para Palmas de Ocoa (14 quilômetros). A locomoção chega a seis quilômetros da porta de acesso.

Quanto aos passeios que se podem realizar no interior do Parque Nacional La Campana, se têm definido veredas de excursão em todos os setores. Em Granizo há três: Sendero Andinista, Senderos Los Peumos; Portezuelo Ocoa e La Canasta.

O primeiro é a única rota que chega à cume do Cerro La Campana, até onde se pode chegar e volver em oito horas (7 quilômetros), onde se pode olhar desde um miradouro o Valle de Olmué e Los Andes. A última hora de subida é as dez da manhã. Na segunda vereda pode-se olhar o Valle de Ocoa e Cajón Grande. É um recorrido muito mais curto (máximo 3 horas), em um caminho que conecta os três setores do parque. La Canasta é uma vereda curta, desenhado para interpretação.

Em Cajón Grande existem outras duas veredas de excursão. A primeira é Sendero Plateaux, de 4.2 quilômetros e permite observar o Valle de Olmué e as Palmas de Quebrada Alvarado. A segunda vereda é Portezuelo Ocoa, de 4.4 quilômetros de extensão. No caminho podem-se olhar espécies de Robles de Santiago, espécie protegida.

Finalmente, no setor de Palmas de Ocoa, há duas veredas mais para caminhar e conhecer caminhando o parque La Campana. A primeira é La Cascada (6 quilômetros), que chega a um miradouro desde onde se pode olhar uma maravilhosa cascada de água de uns trinta metros. Na segunda vereda, Al Amasijo, recorrem-se 12 quilômetros

Para os que preferem acampar ou comer rodeados da natureza do lugar, a administração do parque tem definido lugares específicos onde realizar essas atividades. Em Granizo existem 23 lugares para comer, habilitados com fornos, mesas, banhos e duchas. Em Cajón Grande há outros 23 lugares e em Palmas de Ocoa existem 32. Nos três há água clorada, pelo qual se recomenda ferver antes de consumir, ou somente consumir água engarrafada.

As atividades recreativas que se podem realizar no parque são as seguintes:

Sector Granizo:
Escalada, montanhismo, excursões, trekking, camping, observação de flora e fauna, vista panorâmica, observação recursos naturais, informação ambiental, passeios de cabalo, bicicleta.
Sector Cajón Grande:
Excursões, trekking, camping, observação de flora e fauna, vista panorâmica, informação ambiental, passeios de cabalo.
Sector Palmas de Ocoa:
Excursões, camping, trekking, observação de flora e fauna, vista panorâmica, observação recursos naturais, informação ambiental.