Parque Nacional Pan de Azucar

O Parque Nacional Pan de Azúcar localiza-se entre as regiões de Antofagasta e Atacama, com uma superfície de quase 44 mil hectares, nas comunas de Taltal e Chañaral. A administração do parque está a dez quilômetros da entrada ao parque, em Caleta Pan de Azúcar, onde também se localiza o Centro de Informação Ambiental. Aí se pode assistir a conferências sobre o ecossistema e a natureza do lugar, além de programação de excursões pelo parque.

Ao parque chega-se pela rota C-120 que chega à administração do parque desde Chañaral (29 quilômetros), ou bem pela rota 5 Panamericana Norte, depois da qual se pega um caminho secundário à altura do quilômetro 1014. Existem outro caminho secundário na altura do quilômetro 968, mais para o sul. São caminhos de terra com setores de rípio.

Para acampar, existem vários setores habilitados onde instalar a carpa. Eles são: Playa Piqueros, Playa El Soldado, Caleta Pan de Azúcar, Caleta Centro El Faro e Norte Mirador. Neles existem banhos com ducha e lavatórios, sem água quente. As quantidades variam, mas o maior setor é Playa Piqueros (25 lugares) e o menor é Pan de Azúcar (6).

Além, dentro do parque se pode encontrar hospedagem. Existem quatro cabanas para seis pessoas cada uma, e cada uma tem energia elétrica (painéis solares) e mobiliado, somente tem que trazer as lençóis. Ao mesmo tempo, existe um mini-mercado em Playa Piqueros.

Para os que desfrutam do ar livre e caminhar, existem oito guias autorizados para sair a passear. São denominados recorridos ecoturísticos e pode-se encontrar mais informação sobre eles na administração do parque.

Quanto às atividades a praticar no parque, elas se dividem por setor, do seguinte modo:

Caleta Pan de Azúcar:
Pesca, excursão, passeios de bote, mergulho esportivo, observação de fauna e recursos naturais.
Playa Los Piqueros:
Pesca, mergulho esportivo, observação de fauna.
Playa Blanca:
Pesca, mergulho esportivo, observação de flora e fauna.
Las Lomitas:
Excursão, observação de flora e fauna, educação ambiental.
Administración:
Observação de flora e fauna, educação ambiental, observação recursos culturais.
Aguada Quinchique:
Excursão, observação de flora e fauna, observação recursos culturais.
Quebrada El Castillo:
Excursão, observação de flora e fauna.
Acceso Sur:
Observação de flora e fauna, observação recursos culturais.
Isla Pan de Azúcar:
Excursão, passeios de bote, mergulho esportivo, observação de flora e fauna.
Lobera:
Observação de flora e fauna, educação ambiental, observação recursos culturais.
Mirador:
Observação de flora e fauna.
Aguada Los Sapos:
Observação de flora e fauna.