Santiago, Ilha de Páscoa e Cruce de Lagos a Bariloche
12 Dias / 11 Noites - Por pessoa em quarto Duplo - Código VIS005
Dia 01: Aeroporto de Santiago - City tour Santiago do Chile
Recepção no Aeroporto de Santiago do Chile, transfer a seu Hotel.
City tour por Santiago.
Santiago é uma mistura entre o antigo e o moderno, características que o convidamos a conhecer. No nosso percorrido por Santiago descobriremos a imensidade da cidade, sua variada geografia e urbanidade, onde o nosso guia apresentará a Praça de Armas, a Catedral, o Correio e a Municipalidade de Santiago, onde testemunharemos os começos da cidade. A nossa viagem continuará por La Moneda, o nosso palácio de governo, e alguns dos bairros antigos de Santiago, como o bairro Concha y Toro e República. Depois iremos para o oriente, onde assistiremos modernos prédios e as mudanças que estas construções têm feito nestes bairros. Terminaremos esta excursão na loja de artesanato, localizada num exclusivo bairro, onde olharemos as peças de lápis-lazúli, pedra que existe só no Chile e Afeganistão.
Se o tempo o permite, você pode pegar um excursão opcional (não inclusa)
Vinícola Concha y Toro
O tour começa desde seu hotel em Santiago. A viagem demora cerca de 45 minutos de veículo, até chegar na Vinícola Concha y Toro. A visita começa na praça Don Melchor onde vão ser recebidos cordialmente por umguia bilíngüe, quem vai convidar a curtir uma visita panorâmica na vinícola de Pirque acompanhado de uma taça de vinho branco Casillero del Diablo, para você se embeber de aromas e sabores que surgem passo a passo nessa adega centenária. Com a taça na mão, você vai participar de uma caminhada pelo antigo parque, retrocedendo no tempo para apreciar o casarão de Pirque, residência da família Concha y Toro. Nesse local nasce faz mais de 100 anos a maior empresa vitivinícola de nosso país. Na vinícola de Pirque você vai conhecer o desenvolvimento das vides, manejo cultural e tecnológico que é responsável de um rendimento de primeira qualidade.Na entrar da adega de guarda vai degustar um excelente Merlot Casillero del Diablo, enquanto se interiorizar da metodologia e materiais utilizados na produção do vinho. Para conhecer as antigas instalações e ser testemunha da famosa lenda do vinho, Vinícola Concha y Toro oferece uma taça de Cabernet Sauvignon Casillero del Diablo, o vinho que fez famoso o vinho chileno.
No término retorno para o hotel.
Acomodação.
Dia 02: Santiago – Valparaíso - Viña del Mar
Café-da-manhã. Excursão de dia completo, em uma viagem de 120 quilômetros para o Oceano Pacífico com uma breve parada na Vinícola Veramonte.
Viña del Mar, nossa "Cidade Jardim", nos cativará com sua arquitetura, suas ruas, palácios e a Quinta Vergara. Também teremos a oportunidade de conhecer um Moai da Ilha de Pascua e visitar uma loja de artesanato com lápis-lazúli (Faba). Percorreremos a margem costeira visitando o porto de Valparaiso, cujas origens datam de 1536, cidade declarada Patrimônio da Humanidade e sede do poder legislativo. Uma cidade mágica com pitorescos elevadores, coloridos bairros e com paisagens únicas e inesquecíveis. Finalmente, visite a Plaza Sotomayor e porto, onde pode-se navegar a través Valparaiso. Noite de acomodação no hotel em Santiago.
Dia 03: Santiago - Aeroporto Santiago - Aeroporto Mataveri – Hanga Roa – Ahu Akivi (Sete Exploradores)
Desde o seu hotel em Santiago transfer para o Aeroporto. Chegada no Aeroporto de Ilha de Páscoa. Recepção no aeroporto com colar de flores e transfer para o hotel da sua eleição.
Iniciamos o recorrido em torno das 15:00 hrs. desde o povoado de Hanga Roa visitando Ahu Vinapu que fora utilizado pelos islenhos no ano 1.200 D.C. que inclui 3 Ahu. O primeiro tem 6 moai que estão derrubados e pintados de vermelho, o segundo tem um Moai supostamente feminino que tinha duas cabeças e do terceiro, o mais antigo, somente ficam pedras removidas. Continuamos nosso caminho para a canteira Puna Pau, sitio arqueológico ao Este de Hanga Roa em uma pequena cratera de escória vermelha, daí eram obtidos os Pukao ou tocados com os quais coroaram aos Moai. Em todo o percorrido de saída, ainda se encontram alguns inacabados e abandonados. Continuamos nosso percorrido para Ahu Akivi, o qual fora o primeiro Ahu restaurado cientificamente na ilha o ano 1960. A plataforma com 7 Moai é caracterizada por ser uma das poucas localizadas no centro da ilha e que suas estátuas enfrentam ao sol nascente. Segundo a lenda, esses 7 Moai representariam aos 7 jovens exploradores enviados antes da chegada de Hotu Matua´a para reconhecer a ilha. Nossa aventura nos leva à caverna de Te Pahu, local que fora utilizado como vivenda e em tempos de conflito como refúgio temporal. Com isso vamos começar o retorno a Hanga Roa, duração total 3,5 horas.
Acomodação na Ilha de Páscoa.
Dia 04: Ilha de Páscoa – A Rota de Hotu Matua: Ahu Akahanga – Tongariki – Vulcao Rao Raraku – Praia Anakena
Café-da-manhã no hotel da Ilha de Páscoa.
Saindo desde o povoado de Hanga Roa em torno das 9:30 hrs. vamos para a costa Sul este e Nordeste da Ilha para visitar o templo Ahu Vaihu, o qual é localizado a 10 Km. de Hanga Roa e compõe-se de uma plataforma de pedra bem trabalhada onde vamos encontrar 8 Moais e 8 pukao dispersos nas proximidades. Depois vamos visitar Ahu Akahanga, o chamado “plataforma do rei”. A lenda diz que a tumba de Hotu Matua´a estaria perto desse local. Aqui vamos encontrar 4 plataformas, 12 Moai, 8 Pukao e no interior desse Ahu pode apreciar uma das aldeias melhor preservadas da ilha.
Depois vamos continuar o trajeto para Ahu Tongariki, que com seus 15 moai é o maior Ahu da ilha. Continuando o trajeto vamos encontrar Ahu Te Pito Kura, o qual possui a estátua mais alta da ilha erguida em um Ahu, o Moai Paro (10 mts. de altura e 85 toneladas com um Pukao de 11,5 toneladas) e junto a esse templo cerimonial está uma grande pedra esférica que se identifica como o umbigo do mundo (Te Pito o Te Henua), que segundo diz a lenda, foi trazida à ilha por Hotu Matua´a em sua embarcação. Continuando com nosso trajeto chegamos a Ahu Nau Nau, templo de construção complexa devido a seus diferentes níveis onde vamos encontrar 5 Moai com Pukao onde podemos olhar petroglifos nas costas das estátuas. Continuamos nossa excursão até chegar ao vulcão e canteira Rano Raraku, onde foram talhados a maior parte dos moais da ilha utilizando a rocha vulcânica de suas ladeiras tanto interiores como exteriores. Podem apreciar aproximadamente 400 moais em várias etapas de talhado.
Para ir finalizando nossa aventura, vamos à maravilhosa praia de Anakena, praia de areias brancas escolhida para a chegada do Ariki Hotu Matua´a e sua irmã Avareipua. Anakena corresponde ao nome de uma pequena caverna de uma quebrada adjacente. Regresso ao povoado Hanga Roa, duração total 8 horas.
Acomodação na Ilha de Páscoa.
Dia 05: Ilha de Páscoa – Aldeia Cerimonial de Orongo
Café-da-manhã no hotel da Ilha de Páscoa.
Começaremos nosso percorrido às 09:30 desde Hanga Roa para o Complexo Arqueológico de Tahai, centro cerimonial com 3 Ahus: Ahu Vai Uri com 5 Moai, Ahu Tahai com 1 Moai e Ahu Lo Te Riku com 1 Moai. Desde este local poderemos apreciar maravilhosas paisagens. Depois visitaremos a caverna natural de Ana Kai Tangata onde é possível apreciar algumas pinturas rupestres que apresentam pássaros como o “manutara” e onde é possível olhar as ondas quebrando nas ravinas. Continuaremos o percorrido visitando o vulcão Rano Kau desde onde poderemos olhar a cratera de maior tamanho na Ilha e uma das maiores reservas de agua doce do local. Finalmente poderemos visitar a Aldeia Cerimonial de Orongo, antiga e magnifica cidade localizada no cume poente do vulcão Rano Kau. Esta composta por 53 casas de forma elíptica com paredes de laje e uma pequena entrada quadrada olhando para o mar. Neste local era feita a cerimonia mais importando do segundo período da ilha; a eleição do Tangata Manu (Homem-Pássaro) a qual já não é feita desde há 150 anos, devido a chegada dos primeiros missioneiros cristãos.
Às 13:00 horas retornamos para o povoado.
Na tarde, você poderá fazer uma cavalgada na Ilha de Páscoa (não inclusa)
Cavalgada às Cavernas da Ilha de Páscoa
Hora de saída: 09:00 ou 14:30 horas. Segunda-feira a sábado.
Duração: 4,5 horas
Saindo do seu hotel na Ilha de Páscoa, curtiremos uma cavalgada única na área de cavernas. Estas cavernas que estão em toda a Ilha foram usadas como lar, como local de tumba e como refúgio na época de guerra. Cavalgaremos, visitando as cavernas de Ana Kakenga e as Cavernas das 2 Janelas, localizadas na beira nordeste da Ilha. A esta caverna entramos por um buraco no solo. Depois, iremos para Ana Te Pahu, um local pouco visitado na Ilha, mas de grande beleza. Continuamos para Ahu Akivi, importante altar sagrado e plataforma da Ilha, terminando em Maunga Roiho.
Acomodação na Ilha de Páscoa
Dia 06: Ilha de Páscoa – Aeroporto Mataveri - Aeroporto de Santiago - Santiago
Café-da-manhã no hotel na Ilha de Páscoa. Dependendo do horário de saída do seu voo pode fazer alguma destas opções (não inclusas) de excursões:
Circuito Te Ana
Hora de saída: 09:30 am
Duração: 3 a 4 horas
Este tour está especializado na exploração de cavernas. Todo um mundo subterrâneo onde Rapa Nui tem o número 10 no nível mundial com galerias atingindo até 10 quilômetros. Aqui visitaremos importantes cavernas da ilha e entenderemos como é que seus habitantes puderam sobreviver à escassez dos recursos e às inclemências do tempo. Aprenderemos, além disso, a origem vulcânica da ilha e a sua formação geográfica.
Excursão Trekking Aventura
Hora de saída: 09:30 am
Duração: 3 a 4 horas
Saindo desde o povoado de Hanga Roa visitaremos parte da beira noroeste de Rapa Nui, Ahu Akapu, caverna de Kakenga, Te Pora, Te Pahu e finalmente Ahu Te Peu. Retorno às 14:00 horas.
Despedida com lembrança da ilha e traslado de hotel ao aeroporto Mataveri. Recepção no aeroporto. Traslado ao hotel. Acomodação.
Dia 07: Santiago - Aeroporto de Santiago - Aeroporto de Puerto Montt - Puerto Varas
Traslado ao aeroporto de Santiago. Vôo a Puerto Montt. Recepção em aeroporto El Tepual de Puerto Montt, traslado ao hotel em Puerto Varas. Resto do dia de lazer. Acomodação.
Dia 08: Puerto Varas - Puerto Montt - Frutillar
Café-da-manhã no hotel. Visita de meio dia à cidade de Puerto Varas e Puerto Montt.
Ambas as cidades estão marcadas pela influência dos colonos alemães que chegaram a esta área, são visitados os principais atrativos turísticos de ambas cidades: a Feria Artesanal e Caleta de Angelmó em Puerto Montt, Puerto Varas está a somente 20 quilômetros de Puerto Montt, localizado na margem do Lago Llanquihue e com uma assombrosa vista do Vulcão Osorno. Pela tarde e à hora acordada, saída para realizar excursão à maravilhosa cidade de Frutillar na margem do Lago Llanquihue.
Dia 09: Puerto Varas - Peulla
Café-da-manhã no hotel. À hora indicada saímos do hotel para curtir uma maravilhosa viagem combinada de ônibus e catamarão, até Peulla. O traslado é em ônibus até Petrohué, local onde se embarcam em um catamarão que recorre as águas cor turquesa do Lago Todos Los Santos até chegar em Peulla, uma vila localizada perto da fronteira com Argentina. Chegada ao Hotel em Peulla. Jantar e acomodações.
Dia 10: Peulla - Bariloche
Café-da-manhã no hotel. À hora indicada, continuação do Cruce de Lagos Andinos até a cidade de Bariloche, passando por Puerto Blest e Puerto Pañuelos. Chegada a Bariloche, traslado ao Hotel, acomodações.
Dia 11: Bariloche
Café-da-manhã no hotel, a viagem é iniciado desde Bariloche bordejando o Lago Nahuel Huapi, na altura do quilômetro 8 está Playa Bonita desde onde se vê Isla Huemul. Depois vamos chegar ao Cerro Campanario onde existe um teleférico que chega ao cume desde onde se tem uma das mais belas e fascinantes vistas dessa região. Depois de todo o recorrido regressa-se ao Hotel, Acomodações.
Dia 12: Bariloche - Aeroporto de Bariloche
Transfer out / aeroporto.
Fim dos serviços.