Parque Nacional Bosque Fray Jorge

Localiza-se na província de Limarí, no norte do Chile, onde ocupa uma superfície de quase dez mil hectares. Desde Santiago, chega-se ao parque a través da Carretera Panamericana, no quilômetro 389- pega um caminho secundário até a entrada do parque (22 quilômetros). O caminho é de terra, mas está aberto todo o ano.

Inicia-se a viagem desde La Serena, deve pegar a Rota 5 para o sul, pegando o mesmo caminho secundário no quilômetros 389 até o parque nacional. Quem viaja de transporte público devem saber que somente as empresas de turismo em La Serena e Ovalle chegam até o parque, durante toda a temporada alta, enquanto que as viagens são programadas de acordo com a demanda em inverno.

Esse parque nacional convida a conhecer as maravilhosas paisagens do Valle del Elqui, combinados com as majestosas montanhas. Há áreas para acampar em El Arrayancito, um setor semidesértico que tem 13 lugares para instalar acampamento, com fornos, lenha, mesas, água e banhos.

Para recorrer o parque, a administração tem definido uma vereda interpretativa pelo Bosque Hidrófilo, a 10 quilômetros do centro de informação ambiental do parque. Pode-se conhecer a floresta e aprender dele, um dos lugares mais maravilhosos a encontrar no Bosques de Fray Jorge. O passeio dura uns 40 minutos.

Outros lugares para visitar são a desembocadura do Rio Limarí, o litoral costeiro e a Casa de La Administración, uma construção de um século de antiguidade.

As atividades a serem realizadas nos distintos setores são as seguintes:

Centro de Informação Ambiental:
Observação de fauna, informação educativa e ambiental.
Administração El Arrayancito:
Observação de fauna.
Bosque Hidrófilo:
Observação de flora e fauna, vista panorâmica.