HISTóRIA CARRETERA AUSTRAL
Antes da construção da Carretera Austral, só era possível acessar via barco para Aysén de navio ou por via aérea. Ele só poderia ser alcançado por via terrestre através Argentina. Na década de 70 procurou reforçar a soberania chilena sobre a Patagonia, especialmente em um momento em que havia duas disputas de fronteira com a Argentina na Laguna del Desierto e do Canal Beagle.
Assim , em 1976, a construção desta via, que ficou conhecida como Carretera Austral começou. Participou o Cuerpo Militar de Trabajo, uma organização a cargo do Exército do Chile; além do Ministério das Obras Públicas, sua Direção de rodovias e outros prestadores de serviços.
Os trabalhos foram realizados por mais de 10.000 soldados chilenos que participaram da construção de um dos caminhos mais complexos e caros em engenharia, o terreno acidentado já que ele está localizado em meio a geleiras, lagos, rios, montanhas, florestas e fiordes.
No final de 1989 a Carretera Austral tinha 2400 quilômetros de estradas construídas, onde uma rede de estradas vicinais está inclusa. O custo total do projeto foi de 300 milhões US$.
Durante o fim dos anos 90 é concluída a estrada que conecta-se com Villa O'Higgins , em 2003, se abriu a filial na Caleta Tortel . Após a construção a sul da rota foi impossibilitada pela presença dos Campos de Hielo Sur, com altas montanhas e geleiras.
No Rio Bravo continua até a geleira Montt, de lá, tentando unir Puerto Natales para Puerto Yungay, onde você deve usar 9 conexões. Espera-se que estas obras, também realizado pelo Cuerpo Militar del Trabajo, sejam concluídas até 2040.