ATIVIDADES ILHA DE PáSCOA
A mágica e misteriosa Isla de Pascua conta com múltiplos atrativos para recorrer e visitar. Desde o enigmático encanto de seus sítios arqueológicos até suas maravilhosas praias, a ilha é para ser percorrida e vivida em cada um de seus lugares, seja alugando um carro, cavalgando ou simplesmente caminhando com uma garrafa de água e protetor solar.
Um dos passeios mais emblemáticos e únicos é conhecer os imponentes moais que podem observar-se nos ahu cerimoniais. Na Isla de Pascua existem aproximadamente 300 plataformas cerimoniais, entre elas algumas das mais famosas são os AhuTongariki, Akivi, NauNau, entre outros. Diz-se que um entardecer no AhuTahai é um dos mais belos que se podem ver no mundo.
A grande pedreira do RanoRaraku, com seus mais de 400 moais enterrados é outro dos lugares que deve se conhecer na ilha. Este misterioso lugar parece detido no tempo, como se os trabalhos tivessem sido abandonados num momento, o que é parte de um dos enigmas de Rapa Nui.
Na ladeira do RanoRaraku começa a Rota Patrimonial, com 3,31 km de comprimento e nove estações. É um circuito de trekking que permite subir pelo vulcão e se finaliza na aldeia cerimonial de Orongo. Este caminho incluso foi utilizado antigamente para acessar a Orongo durante o rito do Tangata Manu.
Durante o ascenso se pode desfrutar de maravilhosas vistas da ilha, além de observar exemplares de flora autóctone como os toromiros e gnaoho, além de outras espécies introduzidas como eucaliptos, lúcumas e guayabas.
Recorrer às praias de Rapa Nui é outra das atividades que devem realizar-se. Anakena é um paraíso tropical de areias brancas, mornas águas turquesa e palmeiras de fundo. Aqui, além de descansar e se relaxar, os mais aventureiros podem realizar atividades como navegação, mergulho e pesca desportiva.
Outra praia reconhecida é Ovahe, com espetaculares penhascos e areias de cor avermelhada. É um setor de forte fluxo de ondas, pelo que se recomenda precaução, suas paisagens são simplesmente inesquecíveis.
Estando em Rapa Nui não pode deixar de ver um show de música e dança tradicional. Existem variados espetáculos que incluem danças típicas, cerimonias e comida da região, como o curanto polinésio, a base de diferentes tipos de peixes e mariscos.
As cavalgadas são outra das atividades que se realizam na ilha, onde incluso existem cavalos livres. Este passeio permite recorrer os caminhos de Rapa Nui desde outra perspectiva, experimentando a liberdade do cavalo. Neles se pode chegar até a cratera do vulcão MaungaTerevaka, que é o ponto mais alto de toda a ilha, a 580 metros sobre o nível do mar.
Agora, se visitar a Isla de Pascua durante o mês de fevereiro, pode-se desfrutar da tradicional festa de Tapati Rapa Nui, onde se realizam competições esportivas, eleição da Rainha de Rapa Nui, amostras de gastronomia e artesanato, danças e música e muito mais. Ao ser uma das atividades mais atrativas da ilha, se recomenda reservar voos e hospedagem com meses de antecedência.