AONDE IR SAN PEDRO DE ATACAMA
San Pedro de Atacama é famoso pela grande quantidade de lugares para visitar e conhecer os arredores, a cultura e o desfrutar das paisagens deste oásis no deserto.
Valle del la Luna:
Este santuário da natureza localiza-se 13 quilômetros a oeste de San Pedro de Atacama e é parte da Reserva Nacional Los Flamencos.
Forma-se em uma depressão que rodeia a serra Orbate, que é parte da Cordillera de la Sal. Se produz pela erosão do vento e a água que durante milhares de anos modelaram o solo criando morros com interessantes formas como pontas, crateras, montículos e funduras, o que o assemelha a uma paisagem lunar.
Algumas das formações mais famosas do Valle de la Luna são Las Tres Marías, o Anfiteatro, a Grande Duna e as Cavernas de Sal, entre outras.
Encontra-se a 2500 metros sobre o nível do mar, possui um clima desértico com grande oscilação térmica entre o dia e a noite, recomenda-se levar roupas de abrigo caso a excursão se estender até o entardecer.
Na geografia desta paisagem única se realizam atividades como trekking, cavalgada e bicicleta, entre outras.
Valle de la Muerte:
Localiza-se dentro da Cordilheira do Sal e possui imensas montanhas de areia, onde é praticado sandboard e trekking.
Além disto, permite observar caprichosas formas de pedra, fabricadas pela erosão do vento do deserto durante milhões de anos.
Salar de Atacama:
Localiza-se a 2305 metros sobre o nível do mar, a 55 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama. É o terceiro maior salar do mundo, com mais de 3000 kms2.
Em seu interior se encontra a lagoa Chaxa, habitat de diversas espécies de aves aquáticas como flamingos, gaivota andina, aguilucho e parinas, entre outras. Em seus arredores também se encontram animais como a raposa culpeo, rato tuco tuco e outras espécies de répteis da região.
Géiseres del Tatio:
Corresponde ao campo geomagnético mais alto do mundo, localizado a 4200 metros de altitude, com 80 gêiseres onde a água ferve a 86°C de temperatura e alcança uma fumarola de mais de 70 centímetros.
O momento ideal para observá-los é durante a manhã, entre às 06h00min e às 07h00min, que é o horário em que se presenta a maior atividade de fumarolas. Além disso, permite observar a grande quantidade de fauna que habita neste território, como nandu, vicunhas e vizcachas, entre outras.
Junto aos Géiseres del Tatio podemos desfrutar de águas termais diretamente na natureza, que permitem submergir-se em agradáveis poços e recuperar-se do frio do ambiente. Por isto recomenda-se realizar esta excursão com roupa de abrigo apropriada, uma boa hidratação e sem comer muito, para evitar os sintomas da altura.
Termas de Puritama:
Estes poços de águas termais se encontram rodeados de cordões montanhosos com belas paisagens naturais. Localizam-se a somente 28 quilômetros de San Pedro de Atacama e a temperatura de suas águas não supera os 33°C.
Contam com confortáveis passarelas de madeira para transladar-se e observar a vegetação dos arredores.
Toconao:
Este pequeno povoado se encontra ao nordeste do Salar de Atacama e é um oásis que oferece água pura e cultivos de todo tipo de frutas, que destacam-se por seu alto conteúdo em ácido ascórbico (vitamina C), pela presença próxima dos minerais do salar.
Entre seus atrativos encontramos os monumentos nacionais como a Igreja e Campanario de San Lucas, que foram construídos no século XVIII.
Suas edificações são todas de pedra liparita, que mantêm os edifícios temperados e se realiza artesanatos de pedra vulcânica talhada.
Ruinas de Tulor:
Correspondem as ruínas concêntricas de um antigo povoado atacameño de mais de 3000 anos de antiguidade que se descobriu sepultado nas areias do deserto.
Pukará de Quitor:
Encontra-se a três quilômetros de distância de San Pedro de Atacama, sobre o Cerro de Quitor. É um forte construído pelos antigos habitantes no século XII e reutilizado pelos incas logo depois de sua ocupação. Foi utilizado como fortaleza para se defender de outros povos.
Lagoas Altiplánicas:
As lagoas altiplánicas de Miscanti e Miñiques se localizam a mais de 4000 metros sobre o nível do mar. Brindam cores maravilhosas refletindo o céu do altiplano. Localizam-se na beira do Salar de Atacama, a 6 horas aproximadamente de distância de San Pedro de Atacama.
Museu Arqueológico Padre Gustavo Le Paige:
Este museu reúne a coleção do sacerdote jesuíta belga que trás anos de estudos e conseguiu obter uma mostra de objetos mostrando a evolução e desenvolvimento da vida dos povos atacameños durante seus 11 mil anos de desenvolvimento.