AONDE IR SANTIAGO E ARREDORES
Parque Metropolitano:
É o maior parque urbano do Chile e se localiza nos morros San Cristóbal, Chacarillas, Los Gemelos e setores Tupahue, Lo Saldes, La Pirámide e Bosque Santiago. Conta com mais de 720 hectares e dentro de seus atrativos se encontram o Zoológico Metropolitano, o Santuário Imaculada Concepción, o trem Funicular, o Teleférico Metropolitano, diferentes jardins temáticos, caminhos para trekking, o Anfiteatro Pablo Neruda, um restaurante e muito mais.
Barrio Bellavista:
É um dos bairros boêmios de Santiago e conta com restaurantes, teatros, bares, discotecas e lojas para percorrer durante os finais de semana. Possui, além disso, uma bela arquitetura de princípios do século e restaurantes que se destacam por sua particular gastronomia do mundo.
Aqui também se encontra uma das casas do poeta Pablo Neruda, “La Chascona”, que funciona como um museu.
Bellavista é uma das entradas ao Parque Metropolitano, onde se toma o trem funicular que permite chegar até o Zoológico e ao Santuario de Inmaculada Concepción.
Zoológico Metropolitano:
Localizado no Parque Metropolitano, ao interior do Cerro San Cristóbal, conta com 4,9 hectares de superfície e uma coleção de mais de 158 espécies tanto nativas como exóticas. Entre sua atrativa conta com aviário com passarelas para recorrer e um anfiteatro onde desfrutar de espetáculos ao vivo.
Parque Forestal:
É o parque mais famoso da cidade de Santiago e se localiza em pleno centro, entre o Barrio Lastarria e a Estación Mapocho. Dentro dele se localizam o Museu de Bellas Artes de Santiago e também o Museu de Arte Contemporânea. É um belo passeio onde em alguns finais de semana pode-se encontrar uma feira de artesanato para comprar lembranças.
Barrio Lastarria:
Próximo ao Parque Forestal se encontra um belo bairro com arquitetura neoclássica, lojas de desenho, gastronomia moderna, museus, cinemas, livrarias e lojas de música, com um estilo tranquilo e residencial, mais uma ativa vida Boêmia.
Barrio Itália:
É outro dos bairros que se destacam por suas lojas de desenho, gastronomia, espaços de arte, livrarias e atividades ao ar livre, como passeios em bicicleta, conversar, entre outros. Localiza-se na Avenida Santa Isabel, no bairro de Providencia.
Palácio de La Moneda:
É o palácio de governo do Chile, sede do Ministério do Interior, Secretaria Geral da Presidência, Secretaria Geral do Governo e Ministério de Desenvolvimento Social. O edifício foi construído para ser a Casa de Moneda na época da Colônia, desenhado pelo arquiteto italiano Joaquin Toesca.
Em 1845 converteu-se no palácio de Governo, que foi a residência dos presidentes até o ano 1958.
Atualmente, frente à Moneda encontra-se o Centro Cultural Palácio de La Moneda, um centro cultural onde são realizadas exposições de arte, existe uma cinemateca, se realizam talheres culturais gratuitos e outras atividades relacionadas com a arte e a cultura. Conta com reconhecidos restaurantes e cafeterias e um desenho moderno.
Parque Bicentenário:
Recentemente inaugurado, se localiza na comuna de Vitacura. Conta com 30 hectares que rodeiam o rio Mapocho. Conta com mais de 4000 árvores, uma lagoa artificial para atividades náuticas, caminhos para bicicleta e running e espaços ao ar livre para esporte e de recreação.
Cerro Santa Lucia:
O cerro Santa Lucia, chamado cerro Huelén pelos primeiros habitantes da região, é outro dos atrativos do centro de Santiago. Em seu interior encontramos Castillo Hidalgo, de construção neoclássica, com mirantes que permitem observar a cidade e alguns jardins temáticos, como o jardim japonês.
Foi declarado Monumento Nacional em 1983.
Mercado Central:
Está emplacado num belo edifício de estrutura metálica de estilo neoclássico, com motivos em ferro forjado, pilares adornados e arcos que sustentam o teto. Foi inaugurado em 1872 e atualmente alberga vários restaurantes de comida típica e produtos do mar como peixes e mariscos; além de alguns postos de frutas, verduras e artesanatos tradicionais chilenos.
Sanhattan:
Este é o nome como é conhecido um importante setor financeiro e comercial da capital, que se encontra no limite das comunas de Providencia, Las Condes e Vitacura. Aqui se encontram mais de 50 torres de oficinas e atualmente o Costanera Center, um grande complexo que inclui um centro comercial, o maior da América do Sul; dois hotéis cinco estrelas e duas torres gêmeas. Seu edifício central, a Grande Torre Santiago, é o edifício comercial mais alto de Latino América, com 300 metros e 70 pisos de altura.
Pueblito de Los Dominicos:
É um conhecido centro de artesanato que reúne uma grande quantidade de artesãos chilenos em 160 locais construídos com barro e palha. Aqui pode-se adquirir todo tipo de produtos trabalhados à mão, como madeira, mimbre, vime, argila, tecidos em lã, trabalhos em couro, joias de prata e muito mais.
Farellones:
Esta localidade se encontra a 36 quilômetros de Santiago, no meio da Cordillera de los Andes. Durante os meses de inverno funciona como um Centro de Ski onde praticar esportes brancos. O través de Farellones é possível acederem ao El Colorado, outro famoso Centro de Ski da zona central.
É conhecido, além disso, por sua importância arqueológica pelos achados encontrados no Cerro El Plomo, como a famosa múmia do “Niño Del Plomo”. Aqui também se encontra a Casa de Piedra, uma construção elaborada possívelmente pela Cultura Aconcagua que serve como refúgio a aventureiros e arrieiros.
Na curva 17 do caminho a Farellones encontra-se o Santuario de la Natureza Yerba Loca, uma das reservas naturais mais importantes da Região Metropolitana e onde se realizam diversas atividades ao ar livre, como trekking.
Santuario de la Natureza Yerba Loca:
Esta área natural se localiza entre os montes La Paloma até o topo do monte El Plomo. É considerado Monumento Nacional e conta com bosques, um jardim botânico conhecido como arboretum, área de camping, cinco caminhos e a possibilidade de aceder aos glaciares colantes do monte La Paloma e monte El Altar.
É o habitat de uma grande quantidade de fauna nativa como distintas classes de roedores, répteis, águias, falcões peregrinos, tiuques, jotes e também cóndores.
Santuário de la Natureza:
Localiza-se no setor de El Arrayán, ao oriente de Santiago. É uma reserva natural que possui cursos de água, caminhos e zonas de camping, para relaxar-se e desfrutar da pesca com mosca, trekking, mountainbike, observação de flora e fauna, entre outras atividades.
Valle Nevado:
É um dos Centros de Ski mais importantes da zona central e localiza-se a 46 quilômetros de distância de Santiago e à 3300 metros de altitude sobre o nível do mar. Se localiza do lado do Cerro El Plomo e conta com uma excelente infraestrutura turística com hotéis, modernas pistas de ski, lojas especializadas, aluguel de equipes e mais. É um dos maiores atrativos durante os meses de inverno em Santiago.
Reserva Nacional Rio Clarillo:
Esta reserva nacional localiza-se na comuna de Pirque, ao sul de Santiago, e ao interior do cajón do Rio Clarillo, entre os 850 e 3050 metros sobre o nível do mar. Conta com mais de 13.000 hectares de superfície. Conta com caminhos interpretativos, zonas de picnic e áreas de banho para desfrutar das refrescantes águas do Rio Clarillo, especialmente durante o verão.
Arredores de Santiago: Cajón del Maipo:
O Cajón del Maipo se localiza no sudoeste da Região Metropolitana, aproximadamente 60 quilômetros de distância de Santiago. É uma área montanhosa, irrigada por vários rios como o Rio Maipo, o Colorado, o Yeso, entre outros.
É um dos lugares ideais para os amantes das atividades ao ar livre, já que contam com áreas de camping, lugares para realizar trekking, escalada, canopy, rafting, cavalgadas e muito mais. Possuem também, áreas de águas termais pela proximidade do vulcão San José de Maipo, que se localiza perto de San Gabriel.
Conta com muitos lugares interessantes para visitar e viver a montanha durante todo o ano.
San José de Maipo:
É a localidade mais importante do Cajón del Maipo e a capital da comuna. Conta com vários comércios e uma praça de armas onde durante os finais de semana se pode desfrutar de mostras artesanais de produtos elaborados na zona; também, de deliciosa gastronomia tradicional como pão amassado, tortilhas, kuchenes e muito mais.
San Alfonso:
Esta tranquila localidade conta com diversas alternativas de hospedagem o que permite submergir-se num entorno natural e tranquilo, também, de diferentes alternativas para degustar de deliciosos produtos da zona como chocolate quente, kuchenes, frutos secos, entre outros.
Também nesta zona é possível conhecer o Túnel de Tinoco, monumento histórico que recorda a antiga época das ferrovias que recorriam o lugar.
San Gabriel:
Nesta localidade se podem observar as rochosas ladeiras da cordilheira, realizar cavalgadas que se internam na montanha e desfrutar da neve em inverno que se deposita nos arredores do lugar.
Embalse El Yeso:
É a área onde se encontra o Embalse El Yeso, um grande depósito de águas de cor verde esmeralda com uma profundidade aproximada de 55 m. Localiza-se a mais de 2000 metros de altitude e permite realizar todo tipo de atividades náuticas, como pesca desportiva e wind surf. Em seus arredores se permite acampar e desfrutar da montanha.
El Morado:
Esta área foi declarada Monumento Natural e é administrada pela CONAF. Localiza-se a mais de 3000 metros de altitude e reúne dois glaciares: El San Francisco e Glaciar El Morado, aos que se pode chegar realizando trekking durante os meses de verão e com o equipamento adequado.
Aqui também encontramos a Lagoa e o Cerro El Morado, famoso pelo seu topo que supera os 5000 metros de altitude.
Lagunillas:
Lagunillas encontra-se tomando um desvio à esquerda do setor do Cajón del Maipo, seguindo a rota G 355. Este nos leva ao Centro Invernal Lagunillas, um atrativo centro de ski que conta com uma completa infraestrutura para desfrutar da neve e suas atividades durante o inverno.
No verão, se podem realizar descensos em mountain bike pelas suas pistas, trekking ou simplesmente observar a imponente paisagem que se pode observar a 2200 metros de altitude.
Baños Morales:
Este pequeno povoado se encontra a mais de 2000 metros de altitude e conta com piscinas termais com águas de propriedades curativas. Podem ser visitadas durante o verão.
Baños Colina:
Esta localidade é uma das mais afastadas do Cajón del Maipo, a mais de 3500 metros de altitude. Aqui se pode desfrutar de poços naturais diretamente desde a roca, rodeados de uma paisagem de espetaculares montanhas.