Chile Multi-paisagem
19 Dias / 18 Noites - Por pessoa em quarto Duplo - Código VIS010
Dia 01: Aeroporto de Santiago - City tour Santiago do Chile
Recepção no Aeroporto de Santiago do Chile, transfer a seu Hotel.
City tour por Santiago.
Santiago é uma mistura entre o antigo e o moderno, características que o convidamos a conhecer. No nosso percorrido por Santiago descobriremos a imensidade da cidade, sua variada geografia e urbanidade, onde o nosso guia apresentará a Praça de Armas, a Catedral, o Correio e a Municipalidade de Santiago, onde testemunharemos os começos da cidade. A nossa viagem continuará por La Moneda, o nosso palácio de governo, e alguns dos bairros antigos de Santiago, como o bairro Concha y Toro e República. Depois iremos para o oriente, onde assistiremos modernos prédios e as mudanças que estas construções têm feito nestes bairros. Terminaremos esta excursão na loja de artesanato, localizada num exclusivo bairro, onde olharemos as peças de lápis-lazúli, pedra que existe só no Chile e Afeganistão.
No término retorno para o hotel.
Acomodação.
Dia 02: Santiago – Valparaíso - Viña del Mar
Café-da-manhã. Excursão de dia completo, em uma viagem de 120 quilômetros para o Oceano Pacífico com uma breve parada na Vinícola Veramonte.
Viña del Mar, nossa "Cidade Jardim", nos cativará com sua arquitetura, suas ruas, palácios e a Quinta Vergara. Também teremos a oportunidade de conhecer um Moai da Ilha de Pascua e visitar uma loja de artesanato com lápis-lazúli (Faba). Percorreremos a margem costeira visitando o porto de Valparaiso, cujas origens datam de 1536, cidade declarada Patrimônio da Humanidade e sede do poder legislativo. Uma cidade mágica com pitorescos elevadores, coloridos bairros e com paisagens únicas e inesquecíveis. Finalmente, visite a Plaza Sotomayor e porto, onde pode-se navegar a través Valparaiso. Noite de acomodação no hotel em Santiago.
Dia 03: Santiago - Aeroporto de Santiago – Aeroporto de Calama - Vale da Lua - San Pedro de Atacama.
Transfer para o aeroporto de Santiago para pegar vôo a Calama. Recepção e traslado a San Pedro de Atacama, desde Aeroporto de Calama. Às 15:30 hrs, saída desde hotel para o Vale da Lua. No caminho que une a San Pedro com Calama, parada para fotografar a Cordilheira da Sal desde o mirante. Depois no Vale da Lua, visitaremos as estátuas de sal “Las Tres Marías”, a mina de sal, as cavernas de sal e verá o entardecer desde a grande duna de areia. Retorno para o hotel. Acomodação.
Dia 04: San Pedro de Atacama - Lagunas Aliplánicas - Salar de Atacama - San Pedro de Atacama
Saída 08:30 hrs desde os hotéis. Visita povoado de Toconao, artesanato típico da zona de Atacama (lã de lhama, alpaca, madeira de cactos e pedra vulcânica), também da Torre de San Lucas (Monumento Nacional e símbolo do povoado). A continuação a viagem contempla a visita ao Salar de Atacama, ingresso à Reserva Nacional Los Flamingos (Sector lagoa de Chaxas). Continuamos em direção para o altiplano para chegar a Lagunas Miscanti e Miñiques a 4150 m.s.n.m. No meio do trajeto pequena detenção no povoado de Socaire (3200 mts) para aclimatação e fotografar a pequena igreja de San Bartolomé. Regresso a San Pedro às 19:00 horas aproximadamente.
Dia 05: San Pedro de Atacama - Tour Arqueológico - San Pedro de Atcama.
Café-da-manhã no hotel. Às 09:00 hrs. Visita ao Pukará do Quitor, a Cordilheira da Sal e às ruínas de Catarpe (incaicas). Chegada nas ruínas de Tulor, de mais de 3000 anos de idade. Retorno a San Pedro pelo Ayllu de Séquitor. Retorno ao hotel às 13:00 hrs. Tarde de lazer. Acomodação.
Dia 06: San Pedro de Atacama - Gêiser do Tatio e Povoados
Saída 05:30 am desde o hotel. Café-da-manhã e caminhada pelos diferentes gêisers e piscina de águas termais. Visita ao povoado de Caspana (povoado velho, igreja), o Pukará de Lasana, Petroglifos vale do rio El Loa, Laguna Inca Coya, igreja e povoado de Chiu-Chiu. Retorno a San Pedro de Atacama. Tarde de lazer. Acomodação no hotel em San Pedro.
Dia 07: San Pedro de Atacama - Aeroporto de Calama.
Café-da-manhã. Traslado desde o hotel para aeroporto em Calama. Chegada em Santiago. Alojamento no hotel no Aeroporto.
Dia 08: Aeroporto de Santiago - Aeroporto Mataveri – Hanga Roa – Ahu Akivi (Sete Exploradores)
Chegada no Aeroporto de Ilha de Páscoa. Recepção no aeroporto com colar de flores e transfer para o hotel da sua eleição.
O nosso tour começa às 15:00 hrs. desde Hanga Roa para Ahu Akivi, o primeiro Ahu restaurado científicamente na ilha no ano 1960. Este Ahu com 7 Moai é um dos poucos no centro da ilha, com as suas estátuas olhando o sol nascente. Se diz que representam 7 exploradores enviados antes da chegada de Hotu Matua para reconhecer a Ilha.
Depois, visitaremos a pedreira Puna Pau, em uma pequena cratera de escória vermelha. Aqui eram obtidos os Pukao ou chapéus dos Moai. Ainda ficam alguns incompletos e abandonados. E terminamos no Ahu Huri a Urenga, onde está o Moai de 4 braços também chamado o astrônomo já que está alinhado com o solstício de inverno austral (21 de junho)
Retorno a Hanga Roa.
Acomodação na Ilha de Páscoa.
Dia 09: Ilha de Páscoa – A Rota de Hotu Matua: Ahu Akahanga – Tongariki – Vulcao Rao Raraku – Praia AnakenaCafé-da-manhã no hotel da Ilha de Páscoa.
Saindo desde o povoado de Hanga Roa em torno das 9:00 hrs. vamos visitar Ahu Akahanga, o chamado “plataforma do rei”. A lenda diz que a tumba de Hotu Matua´a estaria perto desse local. Aqui vamos encontrar 4 plataformas, 12 Moai, 8 Pukao e no interior desse Ahu pode apreciar uma das aldeias melhor preservadas da ilha.
Depois vamos continuar o trajeto para Ahu Tongariki, que com seus 15 moai é o maior Ahu da ilha. Continuando o trajeto vamos encontrar Ahu Te Pito Kura, o qual possui a estátua mais alta da ilha erguida em um Ahu, o Moai Paro (10 mts. de altura e 85 toneladas com um Pukao de 11,5 toneladas) e junto a esse templo cerimonial está uma grande pedra esférica que se identifica como o umbigo do mundo (Te Pito o Te Henua), que segundo diz a lenda, foi trazida à ilha por Hotu Matua´a em sua embarcação. Continuando com nosso trajeto chegamos a Ahu Nau Nau, templo de construção complexa devido a seus diferentes níveis onde vamos encontrar 5 Moai com Pukao onde podemos olhar petroglifos nas costas das estátuas. Continuamos nossa excursão até chegar ao vulcão e canteira Rano Raraku, onde foram talhados a maior parte dos moais da ilha utilizando a rocha vulcânica de suas ladeiras tanto interiores como exteriores. Podem apreciar aproximadamente 400 moais em várias etapas de talhado.
Para ir finalizando nossa aventura, vamos à maravilhosa praia de Anakena, praia de areias brancas escolhida para a chegada do Ariki Hotu Matua´a e sua irmã Avareipua. Anakena corresponde ao nome de uma pequena caverna de uma quebrada adjacente. Regresso ao povoado Hanga Roa, duração total 8 horas.
Acomodação na Ilha de Páscoa.
Dia 10: Ilha de Páscoa – Aldeia Cerimonial de OrongoCafé-da-manhã no hotel da Ilha de Páscoa.
Começaremos nosso percorrido às 09:00 desde Hanga Roa para a caverna natural de Ana Kai Tangata onde é possível apreciar algumas pinturas rupestres que apresentam pássaros como o “manutara” e onde é possível olhar as ondas quebrando nas ravinas. Continuaremos o percorrido visitando o vulcão Rano Kau desde onde poderemos olhar a cratera de maior tamanho na Ilha e uma das maiores reservas de agua doce do local. Finalmente poderemos visitar a Aldeia Cerimonial de Orongo, antiga e magnifica cidade localizada no cume poente do vulcão Rano Kau. Esta composta por 53 casas de forma elíptica com paredes de laje e uma pequena entrada quadrada olhando para o mar. Neste local era feita a cerimonia mais importando do segundo período da ilha; a eleição do Tangata Manu (Homem-Pássaro) a qual já não é feita desde há 150 anos, devido a chegada dos primeiros missioneiros cristãos.
Às 13:00 horas retornamos para o povoado.
Acomodação na Ilha de Páscoa
Dia 11: Ilha de Páscoa – Aeroporto Mataveri – Aeroporto de Santiago - Santiago
Café-da-manhã no hotel na Ilha de Páscoa.
Despedida com lembrança da ilha e traslado de hotel ao aeroporto Mataveri. Chegada a Santiago. Transfer para o seu hotel. Alojamento.
Dia 12: Santiago Aeroporto de Santiago – Aeroporto de Punta Arenas – Puerto Natales
Recepção em aeroporto de Punta Arenas (recomendamos pegar o primeiro vôo a Punta Arenas para chegar antes das 12:00 hrs.) tempo livre, almoço por conta de passageiros. Traslado a terminal para abordar ônibus com destino à cidade de Puerto Natales. Duração 03:15 hrs. de viagem. Chegada na cidade, traslado ao hotel, e acomodações.
Dia 13: Puerto Natales – Parque Nacional Torres del Paine.
Café-da-manhã. Às 07:30 hrs. saída desde seu hotel para dar início à excursão de dia completo que nos vai levar em primeiro local ao imponente Monumento Natural Caverna do Milodón, e depois, para o Parque Nacional Torres del Paine, onde a bem-vinda é uma maravilhosa panorâmica da Cordilheira Paine. Além disso, vamos admirar lagos como o Sarmiento, Nordenskjold e o Pehoé. Sua fauna estará presente através de guanacos e raposas, entre outros, além de uma grande quantidade de aves facilmente observáveis durante o recorrido. Uma curta caminhada nos vai levar ao Salto Grande, uma caudalosa queda de água, parte da rede hidrográfica do parque. Depois, retomando o caminho principal acede-se à sede administrativa da CONAF, para continuar para o Lago Grey, onde depois de uma breve caminhada (30 minutos) no meio de uma floresta milenar vamos chegar a sua praia onde podemos admirar uma grande quantidade de blocos que se desprendem do Glaciar. Um almoço tipo "box lunch" é incluído no serviço. Às 19:00 hrs. aproximadamente se estipula a chegada a Puerto Natales. Acomodações.
Dia 14: Glaciar Perito Moreno – Calafate (dia esgotador).
Café-da-manhã. Às 06:30 hrs aproximadamente conexão com ônibus regular que sai de Puerto Natales. O recorrido desse dia vai ser muito extenso, aproximadamente 360 Km. ou 5 horas, somente para ter acesso ao Parque Nacional Argentino Los Glaciares. Não sempre cruzar o Chile para território argentino significa cruzar os Andes. No caso da nossa excursão, na Patagônia, a Cordilheira dos Andes faz parte do arquipélago patagônico. Por tanto, depois de cruzarmos a fronteira a paisagem dominante será a imensa estepe patagônica. No percorrido será possível olhar na distância o Lago Argentino e o Rio Santa Cruz no seu caminho para o Oceano Atlântico.
Depois de chegarmos no Calafate temos um pouco de tempo à disposição, para mais tarde continuar outros 80 quilômetros até o parque e começar a excursão na Geleira Perito Moreno. Acedemos à área de passarela desde onde, a través de escadas que unem diferentes miradores podemos observar o gigante de gelo. Depois de 2 horas no local retornaremos, com 1 hora para visitar a cidade de Calafate. O retorno para Puerto Natales é feito pelo mesmo caminho. Chegada aproximado a Puerto Natales às 22:30 hrs. Acomodações.
- Inclui almoço tipo box lunch e entrada a Parque.
- Não esquecer documentação para cruzamento de fronteira, passaporte e cartão de ingresso ao país.
- Menores de idade com a autorização de ambos pais.
Dia 15: Puerto Natales - Navegação a Glaciares. (Embarcação 21 de Mayo)
Café-da-manhã. Às 07:30 traslado desde seu hotel a cais fiscal. Às 08:00 hrs. contempla-se o zarpe e início da excursão marítima aos Glaciar Balmaceda e Glaciar Serrano. A navegação dura umas 4 horas até o Parque Nacional Bernardo O’Higgins. Durante a viagem podemos observar as primeiras estâncias da área, também de colônias de lobos marinhos, cormorões, e saltos de água no meio de frondosas florestas e ravinas, lar do majestoso condor. Uma vez no Parque vamos chegar ao Monte Balmaceda que, por sua ribeira oriente, permite observar desde a embarcação o Glaciar homônimo que está em continuo retrocesso. Posteriormente arribaremos ao embarcadouro de Puerto Toro, desde onde vamos começar uma curta caminhada no meio de uma floresta nativa e pela ribeira do lago até chegar aos pés do Glaciar Serrano. Box lunch. Aproximadamente às 17:00 hrs estaremos de regresso na cidade de Puerto Natales para pegar ônibus regular que nos vai levar de regresso à cidade de Punta Arenas. Traslado a seu hotel. Acomodações.
Dia 16: Punta Arenas – Aeroporto de Punta Arenas – Aeroporto de Puerto Montt – Puerto Varas
Café-da-manhã. Em horário a confirmar traslado a aeroporto de Punta Arenas. Recepção no Aeroporto El Tepual de Puerto Montt para trasladar ao hotel em Puerto Varas. Resto do dia de lazer. Acomodação.
Dia 17: Puerto Varas - Chiloé - Castro - Dalcahue
Devido às condições climáticas no período de inverno, esta excursão realiza-se de distintas formas dependendo da época do ano. Visitaremos a parte norte da ilha de Chiloé. Depois de navegar o Canal de Chacao por 30 minutos, observando muitas aves, chegaremos na vila de Chacao para visitar a praça e a igreja. Iremos para Dalcahue, onde faremos uma parada de uma hora na região costeira para caminhar e visitar o Mercado de Artesanato, o Museu e a Igreja. Aqui há tempo para o almoço. Pelo caminho da beira da praia continuaremos para Castro, visitando as casas palafita do Rio Gamboa, a praça principal e sua igreja. Para depois visitar a última igreja na área conhecida como Nercón, depois retorno para hotel em Puerto Varas, acomodação.
Dia 18: Puerto Varas - Petrohué - Peulla.
Navegue o maravilhoso Lago Todos los Santos e visite os mundialmente conhecidos Queda do Rio Petrohué e Peulla, uma pequena aldeia que faz parte do famoso Cruce Andino. Depois de visitar a Queda de Água do Rio Petrohué, navegaremos por quase duas horas no Lago Todos los Santos observando os vulcões Osorno, Calbuco, Puntiagudo e Tronador. Em Peulla não pode perder a oportunidade de fazer uma das excursões como canopy, cavalgadas, pesca, jetboat e safari 4x4 oferecido neste paraiso da natureza. As excursões podem ser reservadas no momento da navegação. Retorno na cidade de Puerto Varas, acomodação.
Dia 19: Puerto Varas - Puerto Montt - Aeroporto de Puerto Montt
Café-da-manhã no hotel. Traslado ao aeroporto.
Fim dos serviços.