Coyhaique e Puerto Aysén

Coyhaique é a capital da região de Aysén, na Patagônia chilena, junto com os rios Simpson e Coyhaique. O nome em Coyhaique em língua tehuelche significa “lugar onde se vive. "

Seu clima é tropical marítimo na estepe costeira e fria, perto da fronteira com a Patagônia Argentina. Pelas latitudes onde se localiza as temperaturas são frias ao longo do ano, com neve no inverno. Caracteriza-se também pela presença de ventos secos.

Nas suas imediações existem várias áreas naturais como o Monumento Natural Dos Lagunas e as Reservas Nacionales Cerro Castillo, Coyhaique e Río Simpson.

Entre as atividades econômicas mais importantes são fazendas de gado de produção de carne, couro e lã.

Ambas as cidades são as mais importante na IX Região e estão localizados a uma distância de 67 km .

A cidade de Puerto Aysén é a capital da província de Puerto Aysén. Ela está localizada ao longo da costa do rio Aysén e é uma das cidades com maior número de serviços no território. Ela está localizada perto de Puerto Chacabuco, que tem uma vida comercial ativa.

Toda a cidade é cercada por uma vegetação exuberante, o que pode ser visto na Plaza de Armas ao andar pelas ruas. Também é rodeado por montanhas rochosas, como o Cerro Mirador.

O clima de Puerto Aysén é oceânico, ameno e chuvoso sem estação seca; com chuvas abundantes durante todo o ano.

 

Puerto Aysén é a porta de entrada para as atrações, como o Parque Nacional Laguna San Rafael e os Campos de Hielos patagónicos.<7p>

Mapa de Coyhaique e Puerto Aysén

História

Coyhaique foi povoada por tehuelches, alacalufes (Kaweskar) e Chonos, que se mudaram ao longo dos canais e as encostas dos Andes. No entanto, com a chegada dos colonizadores espanhóis, grande parte de sua população foi dizimada pela doença, lutando, ou perdendo seus meios de subsistência.

No século XIX, começou a ocupação deste território pela região da Araucanía, Patagônia Argentina, vales Aysén, Simpson e rios Lago General Carrera. Outros decidiram se estabelecer no arquipélago de Chiloé. O comércio na área foi baseado no estabelecimento de fazendas de gado.

Para isto, tiveram que fazer a queima significativa da mata nativa, para criar o que ficou conhecido como Pampa Corral, em frente à união dos rios Simpson e Coyhaique.

No início do século XX, começou o desenvolvimento da área central, o que permitiu o desenvolvimento da nova cidade. Na década de 70, com a melhoria nas obras da estrada da Carretera Austral, melhorou a comunicação do território, permitindo a melhor comunicação via terrestre.

A cidade de Aysén , por sua vez , foi descoberto por Fernando de Magallanes. Este território era conhecido pelos espanhóis como Província Trapanada e nomeada por Magallanes “Terras de Dezembro" durante sua expedição em 1520.

Os primeiros colonos chegaram a Puerto Aysén a meados do século XIX a partir de Chiloé, Argentina e Alemanha, que baseou o seu negócio na agricultura, pesca e extração de madeira de cipreste Ilhas Guaitecas.

Desde o início do século XX; o governo chileno deu concessões de terras na Patagônia Chilena algumas sociedades, como Sociedad Industrial de Aysén, que se comprometeu a estabelecer-se na área com 100 famílias e estabelecer o transporte regular entre Aysén e Puerto Montt.

Isto levou à criação da cidade de Puerto Aysén em 1913.

Na década de 60 foi inaugurada a Puente Presidente Ibáñez, que atravessa o rio Aysén e é considerado um monumento nacional na atualidade.

Aonde Ir

Coyhaique :
Reserva Nacional Coyhaique:

 

Tem mais de 2500 hectares , um circuito de 9 km veículos e trilhas pedestres que fornecem informações sobre um grupo de lagos, como o Laguna Venus , cercada por mata nativa. Está localizada a 5 milhas ao norte de Coyhaique.

Museu Regional de la Patagonia :

 

 

A 3 quadras da Plaza de Armas de Coyhaique , este museu conta com coleções de arqueologia, fotografia, zoologia, história, mineralogia, entre outros.

Piedra del Indio :

 

 

Ele está localizado em uma das margens do rio Simpson e corresponde a uma pedra esculpida pelo vento e pela erosão , que parece formar o perfil de um índio.

Tejas Verdes :

 

 

Este balneário está localizado a 3 km do Coyhaique e é um dos mais visitados da área durante a temporada de verão.

Reserva Nacional Cerro Castillo:

 

 

Ele está localizado 64 km ao sul de Coyhaique e corresponde a um dos cinco santuários naturais na área. É atravessada pela estrada do sul e tem abundância de áreas protegidas para observar a flora e fauna, como o huemul, animal nacional do Chile que está em perigo. Dentro da Reserva Nacional de Cerro Castillo encontramos o Cerro Castillo com mais de 2.100 metros de altura ou a lagoa Chiguay.

Monumento Nacional Las Manos de Cerro Castillo:

 

 

Esta é uma parede de pedra com vestígios de pinturas rupestres tehuelches, com mãos de adultos e crianças.

Reserva Nacional Río Simpson:

 

 

Este parque nacional tem mais de 40 mil hectares de áreas naturais, onde há riachos e cimeiras. Seus rios são muito importantes, especialmente o Rio Simpson, onde é praticada a pesca com mosca. Outros afluentes são os rios Cascada de la Virgen e Correntoso.

Monumento Natural Dos Lagunas:

 

 

Esta área protegida está localizado a 20 quilômetros ao leste de Coyhaique . Em seus 180 hectares fauna nativa habitam o pica-pau preto, raposa vermelha, tordo patagônico, cisne de pescoço preto; entre outros. Nós também podemos ver a flora e o bosque caducifolio de Aysén, o calafate, ñirre e morango chileno.

Em Puerto Aysén:
Parque Nacional Laguna San Rafael:

 

 

Localizado a 15 quilômetros da cidade de Puerto Aysén e 82 km ao sul de Puerto Chacabuco. É o maior parque natural na região de Aysén e 400 hectares corresponderá aos Campos de Hielo Norte.

 

Outras atrações são o Monte San Valentin, que tem mais de 4000m de altitude, a deslumbrante Laguna San Rafael com seu Glaciar que pode ser cruzado em pequenos barcos para observar de perto a evolução do gelo.

Puente Presidente Ibáñez:

 

É a maior ponte suspensa no país. Tem 210 metros de comprimento e divide a cidade de Puerto Aysén, Coyhaique juntando-a com Puerto Chacabuco.

 

Ao seu lado tem uma galeria de artesanato atraente, onde os produtos são muitas vezes desenvolvidos na área, especialmente em couro, lã e madeira.

Cerro Mirador:

 

É um parque urbano localizado ao lado da Plaza de Armas do lugar. Você pode ter uma visão completa da cidade e arredores.

Vivero Forestal el Mallín:

 

 

Localizado a 1 quilômetro de Puerto Aysén, é um lugar onde as espécies nativas encontradas na área e coníferas, como pinheiros,ciprestes guaitecas , samambaias, entre outras.

 

O que fazer

Em Coyhaique você pode fazer todos os tipos de atividades de lazer ao redor cercado pela natureza exuberante.

Começando com morro McKay, localizado dentro da cidade, você pode realizar trekking nas trilhas, escalada, montanhismo ou simplesmente ver a vista panorâmica do Rio Simpson, montanhas, florestas e lagos, que são apenas 20 quilômetros de distância centro da cidade.

O Rio Simpson é uma das maiores atrações deste lugar, conhecido por ser ideal para a pesca com mosca. Passear ao longo de sua orla é um dos melhores panoramas que podem ser executadas na área.

Na Plaza de Armas de Coyhaique podemos encontrar muitas barracas de artesanato, com destaque para produtos feitos de couro e lã de ovelha que vive em fazendas na área; madeiras nativas e pedra como uma lembrança deste belo espaço.

Outra atração é o Monumento Al Ovejero , (Memorial ao Pastor de Ovelhas), em honra de muitas pessoas que historicamente trabalham nesta atividade.

Além disso, você pode ir pescar no Lago Elizalde e o Lago Atravesado, que ficam a menos de 50 quilômetros de Coyhaique . Estas áreas têm áreas de camping, barcos para aluguel, bicicletas e cavalos e passeios ao redor da área.

Por outro lado, em Puerto Aysén encontramos a maior atração da região: Campos de Hielo Norte e espetacular Laguna San Rafael, com o seu glaciar de mesmo nome. Este é uma excursão que todos devem realizar e visitar já que podem entrar no mundo mágico dos canais patagônicos, onde se encontram imensas geleiras e o silêncio é quebrado apenas pelas massas de gelo que caem na água em uma série tão original como avassaladora.

Além da Lagoa San Rafael, em Puerto Aysén encontramos outras atrações como a Reserva Nacional Coyhaique, com áreas naturais que são habitat de espécies selvagens nativas, como pumas, pudúes, huemul e guanaco ; além de gaivotas, carpinteiro preto e Martín pescador.Na área costeira podemos encontrar leões marinhos , golfinhos e lontras .

A flora tem árvores como canela, cipreste guaitecas; além de murtas, ñirres,faia, samambaias e nalcas.

Outras atrações são as Termas de Quitralco, encontrados no fiorde Quitralco ;o Monumento Nacional Las 5 Hermanas, o que corresponde a um pequeno arquipélago de seis ilhas que se encontram fora do fiorde de mesmo nome, a 50 quilômetros de distância de Puerto Aysén.

Recomendação

Economia:

 

Em Puerto Aysén e Coyhaique podemos encontrar estabelecimentos que aceitam cartões de crédito. Recomenda-se levar dinheiro para ir áreas remotas e rurais. Podemos encontrar casas de câmbio em Puerto Aysén e três lojas autorizadas a trocar dinheiro.

Transporte:

 

 

Para chegar a Coyhaique deve-se tomar um voo para o aeroporto de Balmaceda, localizado a 55 quilômetros de distância da cidade. Há também ônibus que vão das cidades de Osorno e Castro, Chiloé.

 

De carro você pode chegar também a partir da Carretera Austral ou Argentina, cruzando a área do canal via barcaças.

Em Coyhaique as bicicletas também são usados para mover-se dentro da cidade e há um serviço de aluguel por horas e dias inteiros.

Para as pessoas que não vão de veículo, é uma opção andar em pequenas embarcações, para conhecer os lugares.

Para chegar a Puerto Aysén a via aérea é a forma mais rápida, por meio de voos domésticos que chegam ao aeroporto de Balmaceda, que está localizado a 120 quilômetros de Puerto Aysén. Também podem chegar por via terrestre, da Argentina, entrando pelo Chile pelo Paso Coyhaique Alto , que está localizado cerca de 110 quilômetros da cidade , em uma estrada que possui áreas de cascalho e outras pavimentada.

Podemos chegar de barco a partir de Puerto Mont, em uma balsa que atravessa os canais e Chiloé e o arquipélago das Ilhas Guaitecas. O passeio termina em Puerto Chacabuco tem uma duração de um dia. E desde lá, existem apenas 15 quilômetros até Puerto Aysén.

Há ônibus para viajar em Puerto Aysén e empresas de alugar carro e visitar todas as atrações da região IX.

Comunicações:

 

O código telefônico de Coyhaique e Puerto Aysén é de 67 Para ligar do estrangeiro, lembre-se de colocar o código internacional do Chile, que é de 56; em seguida, o código da cidade, 67, e finalmente o número de telefone.

 

O que e Onde Comer

Nesta área, pode desfrutar o melhor da cozinha patagônica, a indústria de ingredientes nativos, como salmão e frutos do mar, especialmente caranguejos.

Também são famosas outras receitas tradicionais do Chile Austral, e de cordeiro, carnes brancas e vermelhas, ensopados de frutos do mar e sobremesas quentes que misturam massas e calda, como “los picarones”, feitos com massa de abóbora.

Um dos pratos mais famosos é “asado al palo” , onde o cordeiro é assado verticalmente por 3 ou 4 horas e consumido acompanhado com vinho tinto. Também carnes desidratadas ou defumadas tradicionais.

Para beber, o mate é a bebida típica da Patagônia, que é feito de várias ervas e serve para manter o corpo quente em meio das temperaturas baixas e ventos que existem no setor.