COYHAIQUE E PUERTO AYSéN
Coyhaique é a capital da região de Aysén, na Patagônia chilena, junto com os rios Simpson e Coyhaique. O nome em Coyhaique em língua tehuelche significa “lugar onde se vive. "
Seu clima é tropical marítimo na estepe costeira e fria, perto da fronteira com a Patagônia Argentina. Pelas latitudes onde se localiza as temperaturas são frias ao longo do ano, com neve no inverno. Caracteriza-se também pela presença de ventos secos.
Nas suas imediações existem várias áreas naturais como o Monumento Natural Dos Lagunas e as Reservas Nacionales Cerro Castillo, Coyhaique e Río Simpson.
Entre as atividades econômicas mais importantes são fazendas de gado de produção de carne, couro e lã.
Ambas as cidades são as mais importante na IX Região e estão localizados a uma distância de 67 km .
A cidade de Puerto Aysén é a capital da província de Puerto Aysén. Ela está localizada ao longo da costa do rio Aysén e é uma das cidades com maior número de serviços no território. Ela está localizada perto de Puerto Chacabuco, que tem uma vida comercial ativa.
Toda a cidade é cercada por uma vegetação exuberante, o que pode ser visto na Plaza de Armas ao andar pelas ruas. Também é rodeado por montanhas rochosas, como o Cerro Mirador.
O clima de Puerto Aysén é oceânico, ameno e chuvoso sem estação seca; com chuvas abundantes durante todo o ano.
Puerto Aysén é a porta de entrada para as atrações, como o Parque Nacional Laguna San Rafael e os Campos de Hielos patagónicos.<7p>