Viña del mar e Valparaíso

Estas cidades estão localizadas na V região do Chile. Valparaíso é a capital regional e é reconhecido o seu centro histórico que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2003.

Valparaíso é um grande anfiteatro natural, com uma geografia particular de uma baía cercada por morros. Nestas colinas estão muitos bairros, enquanto no mar está localizado um dos mais importantes portos.

Há 42 morros, alguns dos mais importantes são Baron, Mariposa, Cerro Alegre, Cerro Concepción entre outros; onde casas e bairros da cidade estão localizados. Alguns deles ainda têm elevadores cênicos, que foram construídos para chegar rapidamente nos altos de Valparaíso e apreciar seus mirantes e observar os arredores.

Encontramos igrejas e casas com mistura de arquitetura francesa, inglesa e alemã. Além disso, ele oferece muitas caminhadas e mirantes para apreciar a vista da baía, especialmente durante o Ano Novo, onde existe um belo show de fogos de artifício.

O clima de Valparaíso é mediterrânico, com nuvens, com verões secos e invernos suaves. A temperatura média anual é de 13 ° C, e a precipitação concentram-se durante o inverno, onde os ventos fortes trazem muito frio.

Valparaíso conta com uma grande doca, onde existe uma dinâmica atividade comercial, com um passeio público e um terminal de cruzeiros que chegam de todo o mundo.

Ela tem muitas atrações turísticas, tais como mirantes com vista para o mar; turismo e setores que se destacam pela beleza de seus edifícios, praças e jardins, arquitetura colonial e estilo europeu, especialmente na área de El Almendral.

Há também centros culturais, como o Museu Naval, o Museu La Sebastiana, Pablo Neruda, o Museu de História Natural, a Galeria Municipal de Arte, entre outros.

O destaque de Valparaíso é a sua cultura única, com arquitetura vitoriana adaptado à geografia da área, museus, bibliotecas e palco de eventos culturais de grande importância, como o Bicentenário chileno.

Viña del Mar :

Viña del Mar, é conhecida como a Ciudad Jardín por sua grande quantidade de parques e áreas verdes. Localizado a minutos da cidade de Valparaíso e é considerado pelos chilenos como a melhor cidade do país para se viver e trabalhar.

Tem atraentes e belas praias, como Praia Reñaca, o Salinas e Concón. Como atração tem grandes cadeias hoteleiras internacionais, grande quantidade de comércio, restaurantes e bares.

Outras atrações são o Jardim Botánico Nacional, conhecido como Parque Metropolitano de Valparaíso; a Quinta Vergara onde acontece o Festival de la Canción - o Reloj de flores , localizada em frente Caleta Abarca , na estrada que liga a área com Valparaíso e Muelle Vergara, com vista para a baía de Valparaíso.

Viña del Mar é famosa por seus eventos culturais, como o Festival Internacional de la Canción, realizada todos os anos durante a última semana de fevereiro. Este importante evento reúne figuras de renome da música ao redor do mundo; Além de premiar o melhor expoente da América do Sul e da música internacional.

Nesta cidade há muitos museus, incluindo o Museu Al Aire Libre de Artes Visuales ; Teatro Municipal de Viña del Mar ; O Museu Fonk , com coleções de povos nativos como Rapanui , mapuche e diaguitas atacameños , além de uma área com amostras de animais e insetos chilenos ; entre outros . O Palácio Presidencial de Cerro Castillo, é outra das atrações, e corresponde à residência para descansar dos Presidentes da República. É considerado um marco histórico nacional.

O clima de Viña del Mar é mediterrânico com influência oceânica , com verões quentes e invernos chuvosos. A temperatura média é de 15 ° C e na presença de corrente de Humboldt provoca uma queda da temperatura ao longo do ano, para que apenas raramente atinja ou exceda 30 ° C. Tem chuvas durante o outono e inverno.

Da mesma forma como Valparaiso é famosa por suas festas de Ano Novo, também em Viña del Mar tem um show com fogos de artifício na baía, que se estende até Concón .

Mapa de Viña del mar e Valparaíso

História

Valparaíso era habitada por pessoas Chango, um grupo de pescadores nômades que viajavam em jangadas e comiam frutos do mar e frutas silvestres.

Os conquistadores espanhóis chegaram com a expedição marítima de Juan de Saavedra no barco Santiaguillo em 1536. Valparaíso foi considerada o porto natural da cidade recém-fundada de Santiago, e sua fundação foi realizada no dia 03 de setembro de 1544.

Durante a era colonial sofreu o cerco e saque de piratas ingleses como Francis Drake, uma situação que persistiu até depois da independência do Chile. Valparaíso tornou-se um importante porto comercial, aonde os imigrantes norte-americanos e europeus chegaram o que deu à cidade um toque moderno, na época da Revolução Industrial.

Esta é a razão pela qual as casas de Valparaíso foram construídas em bairros nas colinas para fornecer habitação para as muitas pessoas que se mudaram para o porto. Isso levou ao descontentamento entre os cidadãos e os trabalhadores portuários, no início do século XX, que em última análise fez com que as obras de expansão do porto foram feitas, e foi construído o Muelle Baron.

Atualmente, Valparaíso é considerada Patrimonio de La Humanidad pelo seu Casco Histórico, elevadores panorâmicos, belos mirantes e alguns morros. É também a casa para o poder legislativo do país, onde o Congresso Nacional, Serviços de Alfândega, Ministério da Cultura, Nacionais Pesca e Aquicultura e da sede da Marinha do Chile estão localizados.

Viña del Mar por sua vez, foi utilizada pelos espanhóis como campos agrícolas, e é famosa Viña del Mar, uma vinícola que foi destruída por uma tempestade em 1827. No Início do século XIX um terreno foi vendido e começou a ser alugado para pequenos lotes, que começou com o desenvolvimento e urbanização de sua terra.

No entanto, não foi até 1855, com a abertura da ferrovia que veio de Santiago para Valparaíso, que iniciou-se o desenvolvimento de Viña del Mar. Este tornou-se um município independente de Valparaíso e em 1874 os primeiros edifícios foram construídos em torno da estação ferroviária.

A cidade tornou-se conhecida por suas indústrias, tais como estaleiros e arsenais, onde pontes de ferro para a linha ferroviária foram construídas ao sul de Santiago, e Muelle Vergara.

Foi depois de um terremoto intenso que ocorreu em Valparaíso em 1906, deixando grandes áreas de danos, que as famílias mais ricas mudaram-se de suas casas para Viña del Mar, a construção de pequenas mansões como o Palacio Rioja e Castillo Wuff . Isso fez com que Viña del Mar se transformasse em um lugar de classe alta.

Nos anos 20, foram construídas em Cerro Castillo o Palácio Presidencial e o Teatro Municipal, inaugurado além do Casino Municipal. Outro edifício importante foi construído mais tarde o Hotel O'Higgins.

Viña del Mar conta atualmente com as principais cadeias de hotéis, serviços de excelência e é considerada a melhor cidade para se viver no Chile. Atualmente, se conecta a Valparaíso através do MERVAL, um trem que permite percorrer ambas cidades e destinos em menos tempo.

Aonde Ir

Valparaíso :
Cerro Barón:

 

Aqui está localizada a famosa igreja de San Francisco, o que fez com que Valparaíso também fosse conhecida como " Pancho ". Ele também tem elevador e um forte foi construído para proteger a cidade de ataques de piratas. Era uma área de imigrantes italianos que vieram para estabelecer seus negócios no local.

Cerro Concepción:

 

 

Este monte tem um passado histórico e mitológico. Em seu território, a Fortaleza La Concepción foi criado para defender a cidade dos ataques de piratas; e também se acreditava que suas encostas era o “Caverna del Chivato " , uma caverna onde ele viveu como um bode sendo confundido com o diabo , e deixava em pânico a população da época.

 

Foi o local de estabelecimento da colônia alemã até o porto. Eles projetaram um local com belos jardins, com vista para a baía e elegantes mansões. Conta com os passeios Atkinson e Gervasoni e igrejas anglicanas e Saint Paul e a Igreja Luterana em Valparaíso. Ele também tem dois elevadores, Concepción e Reina Victoria.

Pela beleza do lugar, há atualmente muitos restaurantes e hotéis.

Cerro Alegre:

 

Vizinho do Cerro Concepción foi a área onde os imigrantes britânicos ficaram quando vieram para Valparaíso. Nomeado após os jardins coloridos que adornavam as suas casas. Entre suas atrações estão o Paseo Yugoslavo-Palacio Baburizza atualmente corresponde ao Museu de Bellas Artes e do elevador de El Peral.

Plaza Victoria:

 

 

Localizado no centro de Valparaíso, e conta como atração com uma fonte de ferro forjado trazidos da França. Ele tem belos jardins e outras esculturas. Exposições e artistas de rua se apresentam aqui.

Plaza Aníbal Pinto:

 

 

E considerada uma área típica pelo Consejo de Monumentos de Valparaíso e reúne edifícios tradicionais nas ruas estreitas. Ele tem uma fonte conhecida como a Fuente de Neptuno, que é o ponto de ascensão para os morros Alegre e Concepción.

Paseo 21 de Mayo:

 

 

É um dos mais belos pontos da cidade, é acessado através do elevador de Artillería. É o favorito para moradores e visitantes para assistir ao show de Ano Novo no Mar, que é realizada todos os anos em frente à baía.

Muelle Prat:

 

 

Fica em frente à Capitania de Puerto e da torre do Superintendencia de Aduanas. A partir daqui você pode ver toda a atividade econômica do porto, que se estende de 1.000 metros de comprimento e tem ancoradouro temporário para barcos.

Plaza Sotomayor:

 

 

Típica também em uma área típica de proteção em Valparaíso e está localizada em frente o Muelle Prat e da Estación Puerto de Ferrocarriles. Ele apresenta o Monumento aos Heróes de Iquique, conhecido como Monumento Marina Nacional. Em seus arredores se encontra a Primera Zona Naval, a Compañia de Bomberos, Correos de Chile, Capitanía de Puerto y Aduana.

Paseo Muelle Barón:

 

 

Nesta área, se junta o porto com a cidade e permite uma vista panorâmica de Valparaíso, seus edifícios e sua baía.

Museo de História Natural:

 

 

Ele tem uma interessante coleção de mais de 100 mil peças, organizadas em Ciências Naturais, Arqueologia, Patrimônio e Bibliotecas. Pode ser visitada de segunda a domingo.

Museo de Bellas Artes de Valparaíso:

 

 

Encontra-se no Paseo Yugoslavo do Cerro Alegre e é Monumento Nacional. Tem coleções de pinturas de expoentes chilenos e europeus. Localizado no Palacio Baburizza.

Iglesia Catedral de Valparaíso:

 

 

Este edifício de estilo gótico, com diversas imagens religiosas é uma das igrejas mais importantes da cidade. Tem várias restaurações após ter sofrido vários terremotos.

Iglesia de San Francisco:

 

 

É um ícone do porto de Valparaíso, localizada em no cerro Barón. Sua torre foi vista pelos marinheiros que chegavam à baía e deu à cidade o nome de " Pancho " . Acredita-se que isso também aconteceu por semelhança climática entre a cidade de San Francisco nos EUA e Valparaíso.

 

Atualmente está em fase de reconstrução.

Laguna Verde:

 

É uma bela praia localizada no Camino Quebrada Verde, onde existem serviços para turistas e restaurantes para apreciar a gastronomia da região.

Congreso Nacional:

 

 

Este edifício está localizado no bairro de El Almendral e é a sede do poder legislativo, no Chile, consistindo de uma câmara dos Deputados e do Senado. Foi inaugurado em 1990 e tem uma arquitetura moderna e funcional.

Viña del Mar: Avenida Perú:

 

 

É uma bela beira-mar que corre por toda a cidade , e liga as praias de Acapulco e Estero .

Quinta Vergara :

 

 

Ela tem belos jardins, onde encontra-se o Museu Municipal de Bellas Artes e é palco do Festival de Viña del Mar , que é realizada todos os anos em Fevereiro.

Palacio Rioja :

 

 

Este monumento nacional é uma bela mansão de estilo francês, que agora serve como Museu Ambiental . Possui teatro ao ar livre, campos de tênis, parques, piscina e estábulos.

Casino Municipal:

 

 

É um edifício construído no estilo art deco, com arcadas, restaurantes e shows.

Reñaca:

 

 

É uma das mais famosas praias de Viña del Mar. É um ponto de encontro ocupado com uma vida noturna vibrante , pois tem bares, restaurantes e discotecas. Também aqui você pode apreciar o show de fogos de artifício que acontece em Valparaíso para o Ano Novo.

Cochoa:

 

 

É uma área mais calma localizado a 3 quilômetros ao norte de Reñaca. Aqui você pode desfrutar os frutos do mar e da praia de estilo familiar, com águas calmas.

Concón:

 

 

Conhecida como a “Capital Gourmet de Chile”, pelos muitos restaurantes localizados na orla costeira do setor. Ele está localizado a 17 quilômetros ao norte de Viña del Mar , que pode ser seguido por um passeio agradável onde se pode andar de bicicleta , caminhar , correr, entre outros.

 

Além das belas praias : Amarilla, Negro e La Boca, tem áreas naturais em torno como o Santuario de la Naturaleza Dunas de Concón é o Río Aconcagua, onde se pode observar a flora e a fauna da região.

Outra atração é o Roca Oceánica, um mirante natural para observar o oceano e desfrutar do belo pôr do sol .

Mirador de los Lobos Marinos :

 

Neste mirante pode-se ver leões marinhos que habitam a área .

Museo de la Cultura del Mar :

 

 

Ele é conhecido como o Castillo Wulff , uma casa de dois andares com uma torre, que oferece uma coleção de itens marítimos como lemes e outros.

 

O que fazer

Valparaíso e Viña del Mar estão localizados a uma distância de 6 km , e você pode visitar todas as atrações ao mesmo tempo .

Podemos começar por Valparaíso do Muelle Prat , em frente ao porto , onde se pode desfrutar da atividade dinâmica do porto e uma visão completa da baía. Aqui você pode fazer passeios de barco e ver os navios que visitam o litoral.

No Muelle Prat há barracas de artesanato onde você pode comprar lembranças e restaurantes para provar alguns especialmente frutos do mar como mariscos.

Valparaíso é considerada Patrimônio da Humanidade por seu Casco Histórico que encontramos subindo os morros, ou em um dos elevadores que ainda estão em operação, como a Artillaría, o elevador Concepción, o elevador El Peral, elevador Barón, elevador Reina Victoria, Mariposas, entre outros.

Outra atração é o transporte de trólebus Valparaíso. Considerado “museu rolante” são ônibus que se movem com eletricidade e é um símbolo tradicional da cidade.

Entre as atrações imperdíveis de Valparaíso são o Cerro Concepción, o passeio Gervasoni e Paseo Atkinson. Também em Cerro Alegre encontramos o Palácio Baburizza, o Museu de Bellas Artes de Valparaíso, o Paseo Americano e a Plaza Sotomayor, que oferece uma bela vista da baía e é um dos lugares favoritos para assistir o show de fogos de artifício durante o Ano Novo.

No Cerro Playa Ancha, podemos visitar o Paseo 21 de Mayo, que é acessado através do elevador Artillería. Conta com um mirante, árvores de grande tamanho e lugares para sentar e se relaxar apreciando a paisagem.

Outros passeios que valem a pena conhecer é Paseo Rubén Darío, que se estende desde Caleta El Membrillo até Playa Carvallo, onde há um pequeno parque com vista para o mar. O Paseo Carvallo e sua continuação já que em seguida, chega à praia Torpederas. É um setor de rochas e você pode apreciar as ondas contra as rochas e belo pôr do sol.

A caminhada costeira Juan de Saavedra, está localizada ao lado da Playa Caleta de Pescadores e Playa Portales. Você pode fazer caminhada e passeio, além de atividades como pesca esportiva.

Cada um desses setores de Valparaíso está cheio de cultura e tradição , como pode ser visto em seus murais , mostras de arte , hotéis e atrações . A casa La Sebastiana do poeta Pablo Neruda, convertido casa museu , é um exemplo da identidade deste porto , que sempre foi um ponto de encontro de artistas e da vida boêmia , escritores, músicos e poetas.

Viña del Mar , por outro lado é um dos mais famosos balneários do país e no exterior, e favorito dos visitantes nacionais e estrangeiros que aparecem a cada verão para desfrutar de suas belas praias e serviços turísticos completos oferecidos.

Entre as suas praias mais famosas são Reñaca com uma ativa vida noturna e muitos restaurantes, bares, cafés e discotecas. As praias Cochoa e Concón, também oferecem belas paisagens, ambiente simpático e uma cozinha deliciosa, mas com uma atmosfera familiar.

Viña del Mar tem um belo passeio que liga Valparaíso, e onde belo pôr do sol pode ser observado , caminhadas , correr ou andar de bicicleta. No cruzamento entre as duas cidades também pode ser visto o Reloj de Flores, localizada na encosta de Cerro Castillo e em frente de Caleta Abarca. O mecanismo para contar o tempo funciona perfeitamente e nas flores podemos ver o dia e mês do ano.

Na cidade encontramos um grande número de hotéis e outros locais como o prédio do Casino Municipal, o Hotel O'Higgins , Castelo Wulff , o que corresponde à sede da Unidade do Município de Viña del Mar do Património ; e o Palácio Presidencial Cerro Lo Castillo .

Viña del Mar também oferece áreas naturais, como Santuario Natural Campo Dunar de Concón e o Humedal Aconcagua . Em ambos os sectores pode observar a flora e fauna da região, incluindo leões-marinhos, que também é visto no mirante Lobos Marinos , ao norte da cidade.

Recomendação

 

Economia:

 

Em Valparaíso e Viña del Mar , podemos encontrar casas de câmbio e caixas eletrônicos ; assim como grandes centros comerciais . A maioria das lojas, restaurantes e hotéis aceitam cartões de crédito.

 

Transporte:

 

Ambas as cidades têm boas conexões de transportes. Micro-ônibus, táxis e táxis autorizados a circular através dos diferentes bairros e atrações em ambas as cidades. Valparaíso tem seus trólebus particulares, que foram utilizados na década de 50 e ainda viajam nas estradas, utilizando linhas de energia.

Além disso, Valparaíso e Viña del Mar são conectados por MERVAL , serviço de metrô de Valparaíso , que tem estações em todos os principais setores da região.

Para chegar a Valparaíso e Viña del Mar, há ônibus interprovinciais da maioria das cidades . De Santiago, a distância é de aproximadamente 115 quilômetros. De Mendoza, na Argentina, é de 210 quilômetros por terra.

De avião, ele deve primeiro chegar ao Aeroporto Internacional de Santiago Arturo Merino Benitez, em seguida, viajar a distância até Valparaíso.

 

Comunicações:

 

O código telefônico de Viña del Mar e Valparaiso é 32. Telefonar do estrangeiro deve primeiro discar o código internacional do Chile, que é 56, então o código de V região, 32, e, finalmente, o número de telefone.

O que e Onde Comer

Valparaíso e Viña del Mar são conhecidos por seus restaurantes e suas deliciosas preparações, especialmente com frutos do mar como mariscos. Também tortas tradicionais que podem ser recheadas com queijo acompanhado por alguns frutos do mar como ostras, camarão, caranguejo, entre outros; e comidos como um lanche à beira-mar.

Além disso, há todos os tipos de restaurantes internacionais em suas áreas mais famosas, como Cerro Alegre e Concepción, em Valparaíso; e as principais avenidas de Viña del Mar, além dos famosos restaurantes em Concón .

Um dos lugares mais tradicionais para comer é o Mercado Puerto , servindo a cozinha chilena com pratos como ensopados, a famosa sopa de congrio de Pablo Neruda, peixe frito , potes marinhos, feijão com rédeas e todos os tipos de carnes panela ou grelha. Tudo isso acompanhado por um vinho chileno.

Um dos pratos mais tradicionais de Valparaíso é a Chorrillana preparado com batatas fritas, ovo frito, carne frita e cebola frita, compartilhados em uma grande vasilha, especialmente nas noites de festa.

Porque são cidades com uma grande quantidade de movimento turístico, Viña del Mar e Valparaíso tem uma cozinha completa, com sabores tradicionais e cozinha internacional, entre ela tailandês, italiano, francês, entre outros sabores.

Passeio recomendado em Viña del mar e Valparaíso
Santiago, Mar e Vinhedos do Vale Central Santiago, Mar e Vinhedos do Vale Central
Valparaíso e Viña del Mar
4 Dias / 3 Noites
Santiago, Montaña e Isla Negra com Pablo Neruda Santiago, Montaña e Isla Negra com Pablo Neruda
Valparaíso e Viña del Mar
4 Dias / 3 Noites
Santiago, Valparaíso, Lagos, Bariloche e Buenos Aires Santiago, Valparaíso, Lagos, Bariloche e Buenos Aires
Santiago e Farellones
9 Dias / 8 Noites
Por que reservar com a gente?
Melhor preço sem complicações
Melhor qualidade garantida
Serviço de passageiros disponível 24/7
Passeios e experiências selecionadas por especialistas
Líder da indústria
18 anos de experiência
Destinos