VALDIVIA
Valdivia é a capital da XIV Região. Localizada na confluência dos rios Valdivia, Calle Calle, CauCau e río Cruces, além de limitar a oeste pelos rios do Oceano Pacífico.
O clima da região é oceânico , com a presença de vegetação exuberante, que é conhecida como florestas valdiviana . As chuvas são abundantes e mais frequentemente durante os meses de inverno: maio, junho e julho. A temperatura média em Valdivia é de 12 ° C.
É uma bela cidade, semelhante a uma “Veneza" pelo grande número de canais que a atravessam. Conta com um Mercado Fluvial e Passeio Costaneiro frente ao rio Calle Calle, onde se pode observar artesanato e gastronomia da região . O Museu Municipal é outra atração do centro, por sua arquitetura e seu comércio dinâmico.
Valdivia é uma área turística, principalmente no verão, onde as atividades divertidas como a realizada na Semana Valdiviana. Entre suas atrações são muitas áreas naturais como o Parque Oncol Parque e da cidade de Corral apresentando o balneário de Niebla, famosa pela presença de fortes e castelos espanhóis, construídos na era colonial.
Ela também tem uma cultura única , tradições variadas e identidade enraizada , o que corresponde a uma mistura de costumes mapuches com forte influência europeia por imigrantes espanhóis e alemães que se instalaram na área. Por isso, é considerada uma cidade boêmia, com uma grande quantidade de lugares e paisagens para desfrutar da vida noturna.
Outra de suas tradições é a produção de cervejas artesanais, como é feito na fábrica alemã Kunstmann, que oferece passeios guiados e um restaurante onde você pode desfrutar diversos sabores e uma loja de souvenirs.
Valdivia tem muitos eventos culturais e artísticos que acontecem há vários anos, como a Semana de Valdivia durante o mês de Fevereiro; Festival Internacional de Cinema de Valdivia; A Chuca de Teatro; o Festival Internacional de Música Eletroacústica AI- Maako, entre outros.
A cidade possui a famosa Universidade Austral de Chile, que por sua vez tem vários museus, como o Museu de História e Antropologia Maurice van de Maele e o Museu de Arte Contemporáneo de Valdivia. Além disso, na cidade, há o Museu e Arquivo Valdivia 1960, Terremoto e Tsunami; onde a natureza desses fenômenos naturais é explicado e há registros que ilustram os efeitos do evento que teve lugar na área durante esse ano.