VALLE DEL RíO ELQUI
Conhecer Valle del Río Elqui
É um dos vales mais conhecidos do país por seu grande valor na cultura agrícola. Formado por montanhas transversais e paralelas que derivam do maciço andino, o Valle de Rio Elqui tem zonas áridas e férteis, que combinam em um cenário de céus claros e não contaminados. Devido a precipitações nunca escassas, os cultivos de vides são possíveis na zona. Com reconhecimento internacional, as vinhas que geram o pisco têm seu origem a princípios dessa era, a cuja importância se le somam os vestígios das culturas Anima, Diaguita, Inca e Molle. O recorrido a Valle de Elqui é através de um caminho que corre ao sul do rio do mesmo nome. No atrativo também oferece ao turista a possibilidade de conhecer Altovalsol, Algarrobito, El Molle, Diaguitas, Rivadavia e outros.Informações de Destino:
Atracções: Vinhedos. Interesse arqueológico.
Atividades: Hiking, montanhismo, cavalgadas, mountainbike, caiaque de rio, natação, windsurf, piquenique, contemplação da flora e fauna, fotografia.
Locação:
Como chegar: Qualquer ponto-La Serena: via terrestre por Estrada Panamericana Norte no quilômetro 473.
Santiago, Iquique, Antofagasta, Copiapó-La Serena: via aérea.
La Serena-Vicunha: via terrestre por Rota Internacional Gabriela Mistral CH-41.
La Serena-Paihuano: via terrestre pela Rota Internacional Gabriela Mistral CH-41. no quilômetro 83 se desvia ao sul para chegar a Paihuano. Desde aí se continua pelo caminho D-485.
Quando Ir: Todo o ano.
Clima: Semiárido. Apresenta uma marcada aridez para o norte e manifestações temperadas para o sul. As temperaturas costeiras são homogêneas, as quais diminuem para o interior. As precipitações têm durante os meses invernais.
Serviços: Acomodações, comida, espairecimento, museus, parques, camping.
Cercanias: Cerro La Virgen, El Molle, Embalse La Laguna, Gualliuaica, Monte Grande, Observatório Astronómico Cerro Mamalluca, Observatório Astronómico Cerro Tololo, Paihuano, Valle de Cochiguaz, Vicuña.