Parque Nacional Arquipélago Juan Fernandez

Com uma superfície de 9571 hectares, o Parque Nacional Arquipélago Juan Fernández compreende as ilhas de Santa Clara, Alejandro Selkirk e ilha Robinson Crusoe. Está a 667 quilômetros da costa frente ao porto de San Antonio, e é possível chegar de avião e por mar.

É considerado um paraíso perdido pelas espécies que aí se encontram e por sua história conhecida no mundo pelo livro Robinson Crusoe. Foi nessa ilha onde Alejandro Selkirk viveu em solidão por quatro anos, até que foi encontrado por uma banda de corsários. Na época colonial foram enviados prisioneiros à ilha e em 1915 encalhou um barco alemão em suas costas, o qual hoje está a 65 metros de profundidade.

As ilhas são de origem vulcânico, pelo que se encontram muitos riachos, morros e colinas ao longo delas. São excelentes para os que buscam recorrê-la caminhando e encontrar surpresas no caminho.

A pesar de ser uma ilha pequena, em Juan Fernández existe tudo para passar agradáveis férias. O povo de San Juan Bautista tem hospedagem e supermercados nos quais abastecer-se, se planeja acampar, por exemplo. Nesse povo também está a administração do parque, onde se pode obter todo tipo de informação acerca do parque, os animais que vivem ai, as atividades que se podem realizar e os setores abertos ao público.

Para acampar, está o setor Los Cañones, a 600 metros da administração, onde há lugares definidos, água potável e banho. Enquanto que em El Palillo há 15 lugares mais onde se pode comer. Em El Yunque, um espaço menor, há mesas, fornilhos e lixeiros.

Para conhecer a ilha e apreciar sua beleza é necessário recorrê-la caminhando. Para eles se têm definido circuitos de excursão. Em Juan Fernández são três. O primeiro é o caminho ao Mirador Alejandro Selkirk, o qual se recorre em pouco mais de uma hora e permite olhar os extremos da ilha. Não se necessita guia para recorrê-lo e existem estações de informação durante o trajeto. É um circuito difícil de recorrer, visto que são pendentes de uns 30º.

O segundo circuito é Villagra, de 5 quilômetros de extensão, que constitui a continuação da primeira vereda. É menor difícil de recorrer e pode-se apreciar a maravilhosa flora e fauna durante o caminho.

A última vereda é o caminho ao aeroporto. São 13 quilômetros que se recorrem em umas sete horas, desde onde se pode olhar a ilha Santa Clara.

Outras atividades e os lugares onde se podem realizar são explicadas a seguir.

Los Cañones:
Mergulho esportivo, pesca, natação, excursões, vista panorâmica, passeio de bote.
El Yunque:
Excursões, observação flora e fauna.
Mirador Alejandro Selkirk e Setor Villagra:
Excursões, observação flora e fauna, vista panorâmica, observação recursos naturais.
Setor Aeroporto, Rabanal e El Pangal:
Excursões, observação flora e fauna, vista panorâmica.
Centinela:
Vista panorâmica, observação recursos naturais.
Damajuana e El Tope:
Excursões, observação flora e fauna, vista panorâmica.