Parque Nacional Pali Aike

Pali Aike significa "lugar desolado" em aónikenk, língua utilizada pelas etnias originarias desse setor da Patagonia; ainda que também é conhecido como "El Escorial del Diablo". O Parque Nacional Pali Aike foi criado em 1970 e inclui 5 mil hectares de floresta, vulcões, cavernas e pampas habitadas por guanacos, armadillos e nhandus. Um dos marcos mais reconhecidos dentro do Parque é a Cueva Pali Aike, onde se têm encontrado evidencias arqueológicas de populações que utilizaram o lugar como refúgio faz mais de 11 mil anos.

Dentro do Parque existem quatro veredas e uma variedade de cavernas. Se tiver autorização, pode aceder à Cueva Fell, onde poderá conhecer pinturas rupestres de 9 mil anos de antiguidade.

O Parque está na parte mais árida da zona e exibe impressões de lava basáltica, que tornam a paisagem do lugar em algo parecido a o que conhecemos como território lunar. O vale formado por lava tem uma vegetação completamente diferente ao resto da zona. Pode aceder às cavernas e veredas, que permitem apreciar animais como guanacos, nhandus, raposas grises, flamingos, chingües e morcegos, e outros.