Parque Nacional Futaleufú

São 12.000 hectares de maravilhosas florestas e animais protegidos, ao começar a Patagonia chilena. A Reserva Nacional Futaleufú, além, é reconhecida por albergar no seu interior o rio Futaleufú, que significa "Rio Grande" em mapudungún, um dos lugares mais visitados da Carretera Austral e considerado internacionalmente como o melhor rápido ou descenso de águas brancas do mundo.

Foi criado para proteger espécies nativas, como são o cipreste da cordilheira e o Huemul, ambos em perigo de extinção. Por essa razão, é administrado pela Corporación Nacional Forestal, que mantém a dois guarda-parques na Reserva, resguardando o cuidado das espécies e entregando informação aos visitantes.

É o hábitat de um ecossistema particular. A pesar de ser uma reserva pequena, nela vivem espécies em perigo de extinção. Já foi mencionado o Huemul, mas também habitam nela vizcachas, quirquinchos, cóndores, anfíbios e o gato montes argentino.

A meros dez quilômetros da fronteira com a Argentina, foi habitada por pessoas do país vizinho, que cruzaram a fronteira faze mais de cem anos. Dai, a relação entre ambos os países na zona é bem estreita.

Na Reserva também está o rio Espolón, que vai junto do rio Futaleufú, e do maravilhoso lago do mesmo nome. Rio menor e tranquilo, é ideal para praticar caiaque e rafting, enquanto que sua margem é fantástica para passear com a família. No Futaleufú quanto no Espolón habitam trutas e salmões, pelo qual é habitual olhar a pescadores realizando sua atividade ao longo dos dois corpos de água.

Por sua localização, a Reserva foi visitada por apenas 300 pessoas em 2004, sem apoio promocional. Ao mesmo tempo, pelo tamanho da reserva, as pessoas são hospitalarias e recebem excepcionalmente a chilenos e estrangeiros.

É um lugar atrativo por todas as atividades que se podem realizar em seu interior. Somente chegar à Reserva é uma experiência incrível, visto que se deve realizar de cabalo. Desde aí, as possibilidades são infinitas. Pode pescar, seguir passeando de cabalo ou caminhando, arrendar uma canoa e passar a tarde junto ao água. Outra opção é fazer rafting pelo Futaleufú, rio que tem sido catalogado como um dos melhores para praticar esse esporte, com rápidos categoria 4 e 5. A Reserva Nacional Futaleufú oferece essa combinação de natureza e cidade, duas pousadas e hotéis equipados para satisfazer todas as necessidades dos visitantes.