Parque Nacional Huerquehue

O Parque Nacional Huerquehue está no leste de Pucón, com 12.500 hectares de solo protegido. Pode chegar pegando a Rota 119 desde Temuco, pelo caminho para o Lago Caburca e pegando o desvio para Paillaco. Outro caminho, dependendo desde onde se viaje, é o passo Internacional Mamuilmalal Curarrehue. Alguns caminhos somente abrem no verão.

A melhor forma de recorrer o parque é caminhando, pelo qual se têm definido veredas de excursão que atravessam todo o território e apresentam a maravilhosa flora e fauna do lugar aos visitantes.

A primeira vereda é conhecida como Pampas de Quinchol, com 4 quilômetros de extensão em subida. A viagem é realizada em pouco mais de cinco horas, ida e regresso, e leva ao turista às pampas do morro Quinchol, o Lago Caburga, o lago Tinquilco e as florestas. Está aberto somente no verão.

Outras veredas são Tres Lagos e Nirrico, que são caminhos educativos, onde se ensina às pessoas sobre o ecossistema existente no parque, os danos que o homem tem infringido na natureza e como podem ser evitadas catástrofes ao ser mais cuidadosos com o ambiente.

Tres Lagos tem 8 quilômetros de extensão e inicia-se no escritório de controle do parque. É uma excursão com guia, que leva umas seis horas, ida e regresso. Pode olhar flora e fauna, os lagos Verde, Toro y Chico, e é recomendável para todo público. Somente aberto no verão.

Nirrico é um trajeto curto de somente 700 m. É recorrido em pouco mais de duas horas e não necessita guia. São nove estações onde se descreve a vegetação e fauna que se pode encontrar no parque.

Depois de passar o dia caminhando, é necessário descansar. Para isso, o Parque Nacional Huerquehue tem definido 18 lugares para acampar na margem do lago Tilquilco, onde se pode desfrutar da maravilhosa natureza e se relaxar em um lugar em bom estado, com estacionamento incluído. No mesmo lugar pode-se usar uma ducha de água fria.

As atividades que podem ser praticadas no parque são as seguintes:

Lago Tilquilco:
Pesca, natação, excursões, observação de flora e fauna, vista panorâmica, passeios de bote, observação recursos culturais, educação ambiental, fotografia
Laguna Verde e Lago Toro:
Pesca, natação, excursões, observação de flora e fauna, vista panorâmica, passeios de bote, observação recursos culturais, fotografia.
Cerro Qinchol:
Escalada, excursões, observação flora e recursos culturais.