Parque Nacional Cabo de Hornos

É um dos lugares mais recentes em ser nomeados Reserva da Biosfera, protegendo suas espécies contra qualquer mal causado pelo homem. É um lugar afastado, mas que promete tirar suspiros.

Criado em 1945, foi denominado Reserva da Biosfera no ano 2005. Tem uma superfície de 63 mil hectares que compõem as Islas Wellington e as pequenas ilhas Hermite. Nas últimas, existe um monumento que lembra todos os homens de mar que perderam a vida lutando no mar austral. A escultura instalou-se em 1992, para o aniversário número 500 do descobrimento da América.

No Parque habita um importante número de animais e aves marinhas, todos de groso pelagem para suportar as baixas temperaturas nas ilhas. Além disso, a vegetação é diferente àquela do resto de Tierra del Fuego, visto que é mais baixa e densa. Da mesma maneira, no existem alturas superiores aos 200 metros.

O arquipélago e o parque correspondem administrativamente à Antártica Chilena.

O Parque Cabo de Hornos, por sua geografia, permite passear de bote entre as ilhas que a conformam. Ao mesmo tempo, pode-se fotografar a maravilhosa paisagem que aparece trás cada ilha, onde a Cordillera de Los Andes tem desaparecido completamente.