Parque Nacional Volcán Isluga

O Parque Nacional Volcán Isluga localiza-se em Iquique, nas comunas de Colchane, Camiña e Huara, onde ocupa uma superfície de quase 175 mil hectares. O território está em altura, entre os 2000 e os 5400 metros sobre o nível do mar.

Para chegar ao parque deve pegar a rota A-16 desde Iquique, rota que chega a Humberstone, onde se podem olhar os escritórios abandonados das empresas salitreiras (hoje Patrimônio Nacional). Depois, deve pegar a rota 5 Norte até Huara (26 quilômetros), e continua pela rota A-55 para Colchane (180 quilômetros).

O parque tem um escritório de administração em Enquelga, a dez quilômetros da entrada norte, onde se pode obter toda a informação necessária sobre o sistema ecológico existente no parque, além dos circuitos de excursão abertos e disponíveis para recorrer.

Existem duas veredas para os que desfrutam de passar o dia recorrendo lugares caminhando. O primeiro é lagoa Arabilla, com 600 metros para recorrer em meia hora. Existem cinco estações até onde se pode chegar de carro, desde onde se pode olhar o releve desértico da zona e sua flora e fauna. Aqui se pode olhar ao flamingo chileno.

A outra vereda disponível é Purará de Isluga, que tem três quilômetros de extensão. Está demarcado por pedras e chega a um morro, desde onde se pode observar a paisagem do altiplano.

Para os que desejam passar mais tempo rodeado da natureza e cobertos pelo céu do norte, podem viajar até Aguas Calientes, dois quilômetros no sul da administração. São dois poços de águas termais, onde existem zonas para comer e descansar, e um lugar determinado para acampar, com todos os implementos necessários (lixeiro, fogão, mesas, camarins, estacionamento, etc.)

Quanto às atividades ao ar livre, no Parque Nacional Volcán Isluga pode desfrutar de:

Enquelga:
Escalada, excursões, observação de flora e fauna, vistas panorâmicas, educação ambiental e cultural, águas termais.
Isluga:
Escalada, excursões, observação de flora e fauna, vistas panorâmicas, educação ambiental.
Laguna Arabilla:
Excursões, observação de flora, vistas panorâmicas.