Parque Nacional Rapa Nui

Localizado em Isla de Pascua, o Parque Nacional Rapa Nui está a 3700 quilômetros da costa do continente, onde ocupa uma superfície de 7130 hectares. Chega-se de avião, visto que a via marítima é exclusiva para embarcações grandes. Criado em 1935, o parque ocupa grande parte da ilha, incluindo em seu território esculturas e lugares de importância arquitetônica, cultural e natural.

As visitas podem ser realizadas caminhando, visto que existem veredas de excursão em Rano Raraku e em Orongo, sinalizados e com informação para o turista. Também existem áreas onde se pode comer em Anakena e em Raro Raraku, onde existem mesas, fogões e banhos.

Em toda a ilha existe uma variada quantidade de restaurantes, hotéis, cabanas e residenciais onde se pode passar a noite e comer gostosos pratos feitos com produtos nativos, todos administrados por famílias que vivem em Rapa Nui.

Os lugares de maior beleza na ilha são Anakena, a maior praia na ilha, e o vulcão Rano Kau, desde cuja cume pode-se olhar toda a ilha e o Oceano Pacífico em todo seu esplendor. Outros lugares de importância são Orongo (aldeia cerimonial), Ana Kaitangata (caverna), Tahai (complexo cerimonial), Puna Pau (onde se elaboram tocados), Ahu Akivi (7 moais) e Tongariki (15 moai).

Quanto às atividades que se podem realizar ao ar livre, elas são:

Rano Kau:
Turismo arqueológico, vista panorâmica, fotografia.
Pupa Nau:
Turismo arqueológico, fotografia.
Raro Raraku:
Turismo arqueológico, vista panorâmica, fotografia.
Anakena:
Turismo arqueológico, vista panorâmica, fotografia, natação, mergulho, surf, passeios de bote.
Ahu Akivi:
Turismo arqueológico, fotografia.
Costa Norte:
Turismo arqueológico, vista panorâmica, fotografia, passeios de cabalo, 4x4, moto, pesca.
Hanga Roa:
Surf, fotografia.